Renault Zoe, um dos carros elétricos mais vendidos da Europa, não terá um sucessor direto. É o que foi apurado pelos nossos amigos do site Caradisiac após uma conversa com o CEO da Renault, Luca de Meo, durante a divulgação dos resultados financeiros do grupo no primeiro semestre de 2021.

No entanto, o carro elétrico compacto ainda continuará no catálogo da Renault por algum tempo, antes de se aposentar definitivamente entre 2023-2024. O Zoe chegou ao mercado europeu em 2012, onde tem sido bem sucedido desde então, mas o seu destino mudou assim que de Meo assumiu a liderança da marca francesa.

Galeria: Renault Zoe 2020 - fotos de estúdio

No seu plano estratégico Renaulution, o chefão da Renault prevê o lançamento de vários veículos elétricos, incluindo o Mégane E-Tech Electric (que será apresentado no Salão de Munique, em setembro) e o Renault 5 Electric (lançamento previsto para 2023).

Este último um dos responsáveis pela despedida do campeão de vendas, uma vez que ambos têm mais ou menos o mesmo porte e o mesmo público-alvo. A Renault acredita que o Renault 5 elétrico fará ainda mais sucesso que o Zoe e Luca de Meo parece confiante, afirmando, inclusive, que é justamente esse modelo que irá democratizar o carro elétrico na Europa.

Galeria: Renault R5 Prototype

Com o novo Renault 5, o fabricante francês está contando com o renascimento de um carro retrô com proposta moderna, mas também com a sua nova plataforma CMF-EV e as tecnologias desenvolvidas para fazer a diferença. Além disso, o preço inicial será definido entre 20.000 e 25.000 euros. "É mais fácil vender um carro elétrico que custa 20.000 ou 25.000 euros do que vender um que custa 45.000." Luca de Meo disse, acrescentando que "em 2030 a Renault venderá um 1 de carros com zero emissões".

O novo Renault 5 elétrico é um carro bastante aguardado pelo que propõe e será produzido na França, na fábrica de Douai, que fará parte do polo de produção de carros elétricos da Renault e será lançado junto com uma versão esportiva batizada Alpine R5.

Enquanto a aposentadoria não chega, o Renault Zoe de terceira geração continua ocupando seu espaço no mercado europeu e também no Brasil, onde esta versão mais recente foi lançada em abril deste ano com preços de R$ 204.990 para a versão Zen e R$ 219.990 para o acabamento Intense.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram