O plano estratégico da Renault, batizado Renaulution, abrange a eletrificação, conectividade e também serviços de compartilhamento. Já em funcionamento na Europa, essa modalidade tende a crescer rapidamente e poderá contar, inclusive, com um sedã elétrico que está prestes a ser lançado na China. 

Trata-se do JMEV Yi, um modelo que será produzido no país asiático pela JMEV, uma marca fundada em 2015 pela empresa estatal chinesa Jiangling Motors para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento e produção de veículos elétricos.

Galeria: JMC GSE

Em meados de 2019, uma nova negociação foi finalizada e a Renault assumiu o controle de 50% da JMEV, com a Jiangling Motors ficando com 37% de participação e um fundo de investimento chinês com os 13% restantes. 

A Renault ainda não deu nenhuma confirmação oficial sobre o novo modelo. No entanto, a imprensa europeia dá como certo que num futuro próximo poderá haver um lugar para o novo sedã elétrico da JMEV na Europa.

Renault Mobilize
Sedã elétrico seria a carta 'The Queen' no portfólio da Mobilize

Isso dentro do plano Mobilize da Renault, uma sub-marca do grupo francês que irá se dedicar a promover formas sustentáveis e compartilhadas de mobilidade, o que inclui, naturalmente, carro compartilhados. Recém-lançada, a Mobilize divulgou uma imagem com a sua futura linha de carros compartilhados, entre eles o Dacia Spring, vans elétricas e um sedã elétrico, supostamente uma versão deste JMEV Yi a ser desenvolvida em cooperação com a JMC para o mercado europeu. 

Com lançamento previsto para os próximos meses, o JMEV Yi ainda não teve suas especificações reveladas, então sabe-se muito pouco sobre o novo sedã elétrico. Ele será produzido em série na fábrica de Nanchang, China e foi batizado de GSE na versão de pré-produção, podendo ser equipado com baterias de 47 kWh e 59 kWh, para autonomia de 400 e 500 km, respectivamente.  

Fonte: AutoWeek / Fotos: AutoHome

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram