VW ID.4 perde vendas na China por traje formal dos vendedores
Postura formal e menos agressiva está afastando o SUV elétrico do público mais jovem no maior mercado do mundo
Com vendas em alta na Europa e grandes expectativas nos Estados Unidos, o Volkswagen ID.4 não vai tão bem na China. Se inicialmente a conclusão era de que a concorrência local no segmento de carros elétricos era muito acirrada, ainda mais que nos mercados europeu e norte-americano, um novo estudo mostra outra face bem curiosa por trás da baixa aceitação do SUV elétrico no país asiático.
Segundo o analista do banco Stifel, Daniel Schwarz, uma das teorias sobre o baixo desempenho dos modelos ID.4 (Crozz e X) na China aponta para o fato de que os funcionários da Volkswagen se vestem de maneira muito formal em comparação com os colaboradores de empresas como a Tesla e NIO, por exemplo.
Galeria: Volkswagen ID.4 - lançamento na China
Pode parecer algo vago, mas Schwarz chegou a essa conclusão depois de enviar clientes misteriosos para as concessionárias Volkswagen, Tesla e Nio. Segundo o analista, a experiência nas concessionárias da VW foi muito diferente das rivais, que por sua vez tinham uma abordagem mais enérgica e jovial.
"Claramente, as concessionárias da VW parecem mais velhas do que na Tesla ou Nio. O pessoal de vendas da Tesla / Nio é mais jovem e considerado 'mais enérgico e confiante' do que o pessoal de vendas da VW - os clientes misteriosos estavam enfatizando muito isso, também que influencia a decisão de compra." Daniel Schwarz, analista da Stifel.
E a China ainda tem outras peculiaridades. Assim como a a Audi tem uma percepção muito boa por ter oito anéis (quatro na dianteira, quatro na traseira) porque o oito está associado à sorte, o ID.4 tem o problema de que o nome soa muito semelhante a "quatro" e "morte" em mandarim na primeira sílaba: 四 (Sì) e 死亡 (Sǐwáng).
Questões culturais e de marketing à parte, o fato é que um dos principais concorrentes do SUV elétrico da Volkswagen, o Tesla Model Y, vendeu 5 vezes mais nos primeiros meses de vendas - O ID.4 emplacou pouco mais de 1.200 vendas nos primeiros dois meses no mercado chinês; já o SUV da Tesla vendeu mais de 6.000 unidades no mesmo período pós-lançamento.
A Volkswagen está ciente do problema e já abordou o tema recentemente, prometendo uma mudança na estrutura da rede local e aperfeiçoamento dos canais de vendas para se aproximar mais do público-alvo e assim conquistar espaço no maior mercado do mundo para veículos elétricos.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:01 Mercedes-Benz testa com sucesso "mega carregamento" de 1.000 kW
- 09:01 EUA adiam regras "anti-China" mais rígidas de incentivos para elétricos
- 08:01 BYD conquista 9º lugar no ranking de vendas por montadoras no Brasil
- 09:50 Xiaomi: 1 carro produzido a cada 76 segundos com tecnologia de vanguarda
- 09:01 Usar a recarga rápida de forma constante pode prejudicar a bateria?
- 08:01 BYD teve aumento de 49% nas vendas globais em abril de 2024
- 14:37 Mercedes-Benz EQA e EQB 2025: novidades e preço até R$ 80 mil mais baixo
- 12:58 Tesla Cybertruck: como estão as vendas após a euforia do lançamento?
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria | |
Tags |