Apesar de hoje estar restrita ao lançamento de modelos inéditos inseridos dentro da família ID, a investida da Volkswagen no segmento de veículos elétricos será bem mais ampla no futuro. Prova disso foi dada recentemente pela própria empresa, que confirmou a inclusão de nomes conhecidos do portfólio atual, como o Jetta, na estratégia de eletrificação.

"Nomes convencionais não estão fora dos planos para eletrificação - estão definitivamente entre nossas opções", disse um representante da marca durante a apresentação do facelift do Jetta. O porta-voz também acrescentou que futuros EVs baseados nos modelos tradicionais poderão conviver pacificamente "ao lado" dos lançamentos ID mais recentes.

Galeria: Volkswagen Jetta e Jetta GLI 2022

O anúncio foi interpretado como uma reviravolta na política atual da empresa, concentrada no desenvolvimento de elétricos ID a partir do zero. No entanto, não chega a ser uma exatamente uma surpresa, já que muitos compradores, especialmente na América do Norte, têm demonstrado preferência por carros elétricos com aparência tradicional no lugar de veículos com design futurista, como os ID.3 e ID.4.

A Volkswagen já afirmou que planeja concentrar 70% de suas vendas na Europa e 50% nos EUA e na China em veículos elétricos a partir de 2030. Atingir meta tão ambiciosa não será possível apenas com os modelos ID, por isso a necessidade de incluir nomes tradicionais no projeto de eletrificação. O Jetta nos EUA e o Golf na Europa são players bastante competitivos, de modo que não faz sentido para a Volkswagen matá-los no lugar de oferecê-los como elétricos.

Até pouco tempo, por exemplo, a Volkswagen vendia na Europa o Golf totalmente elétrico com o design do modelo tradicional. Caminho parecido por ser tomado pelo Jetta. A conferir.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram