De acordo com uma postagem recente no LinkedIn, compartilhada pelo site Electrek, a primeira unidade do SUV elétrico Volkswagen ID.4 saiu da linha de montagem na fábrica da marca alemã nos Estados Unidos em Chattanooga, Tennessee. A informação vem diretamente do presidente e CEO do Grupo Volkswagen da América, Scott Keogh.

A Volkswagen está claramente se aproximando da produção oficial de seu novo SUV elétrico no país, o que acabará por levar ao aumento da disponibilidade do ID.4. À medida que cada vez mais pessoas consideram a compra de um veículo elétrico, é fundamental que os fabricantes disponibilizem seus modelos prontamente. Isso é especialmente verdadeiro porque a escassez global de chips está atrapalhando as montadoras, além do fato de que os carros estão ficando mais caros do que o normal no mercado de usados.

Ontem mesmo, Keogh compartilhou algumas imagens no LinkedIn e escreveu que estava presente no local para ver a primeira unidade de pré-produção ID.4 sendo concluída.

Scott Keogh compartilhou no LinkedIn:

"Há momentos em que você simplesmente para, olha e absorve tudo.

Esse momento certamente ocorreu durante minha última visita à fábrica de montagem da Volkswagen Chattanooga em Chattanooga, TN. Enquanto eu estava lá para fazer um tour pela expansão de nosso veículo elétrico na fábrica, tive o prazer de assistir uma versão de pré-produção do VW ID.4 ser lançada com Thomas Du Plessis."

Ele continua explicando que o modelo de pré-produção inicial é necessário para a VW "validar o processo de construção, componentes e procedimentos antes da montagem completa, que está programada para começar no próximo ano."

Galeria: Volkswagen ID.4 - produção em série em Zwickau

Keogh aponta que a Volkswagen investiu cerca de US$ 800 milhões na linha de montagem de veículos elétricos nos Estados Unidos. A empresa também está comprometida em oferecer "empregos de alta tecnologia" para manter a fábrica em dia.

Para encerrar, Keogh pintou um quadro com suas palavras. Ele explicou que enquanto o ID.4 Glacier White Metallic estava chegando ao fim da linha de montagem, as pessoas estavam aplaudindo e você podia "sentir o orgulho de todos os excelentes funcionários envolvidos".

Quanto estiver a pleno vapor, Chattanooga estará alinhada com Zwickau (Alemanha), que produz o SUV elétrico para o Velho Continente, e as duas fábricas chinesas em Anting e Foshan: a primeira é compartilhada com a SAIC, a segunda com a FAW. São estes os fabricantes com os quais a Volkswagen criou as joint ventures na China e que, curiosamente, dão vida a duas versões ligeiramente diferentes do ID.4. Carro que, entre outras coisas, também ganhou o título de Carro Mundial do Ano 2021.

Especificações: VW ID.4

  • Potência máxima: de 110 kW (150 cv) a 140 kW (190 cv)
  • Torque máximo: de 31,6 kgfm
  • Autonomia: de 330 km a 500 km
  • Capacidade da bateria: de 45 kWh a 77 kWh
  • Potência de carregamento DC: de 50 a 125 kW
  • Potência de carregamento AC: 7,2 a 11 kW
  • Preço: a partir de cerca de 35.000 euros 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram