São tempos difíceis para os carros compactos: Os SUVs estão cada vez mais 'na cola' em termos de participação de mercado. Desistir, no entanto, não é uma opção, o que é o caso do novo Peugeot 308 2022, que chega à terceira geração com uma boa renovação em vários aspectos e inclui a inédita propulsão híbrida plug-in.
Visual, tecnologia, motores: é tudo novo e amadurecido, com um estilo de personalidade e mais elaborado, seguindo o design das últimas novidades da Peugeot, acrescentando aquele toque extra que faltava na geração anterior. Nossos amigos do Motor1 Itália já andaram na novidade e trazem as primeiras impressões do novo Peugeot 308.
O grande protagonista da revolução de estilo do Peugeot 308 2022 é a grade, que foi fortemente redesenhada e ampliada, com o novo logotipo do leão no centro, a partir da qual - nas versões mais caras - gradualmente começam as faixas horizontais maiores, dando um agradável efeito tridimensional que "move" a frente, dando uma sensação de dinamismo e leveza.
Nas laterais agora estão as típicas "presas" luminosas, uma assinatura dos mais recentes Peugeots, que dão uma verticalidade onde as linhas horizontais se destacam, como as dos faróis principais e com tecnologia matricial nas versões mais caras.
Este é o ponto de partida para algumas linhas que cortam a lateral do carro, caracterizadas por uma linha de cintura mais alta do que no modelo anterior e com vidros de aparência muito semelhante, que terminam na traseira cruzada horizontalmente por lanternas estreitas de LEDs e uma faixa preta brilhante que as integra.
Quando você fala do interior de um Peugeot, a primeira coisa que vem à mente é o iCockpit, o esquema do painel de instrumentos, amado e odiado, que eleva a instrumentação e reduz o volante, deixando-o mais baixo do que estamos acostumados. O novo 308 não é exceção, mas evolui a abordagem melhorando o monitor central - finalmente ampliado e agora com uma diagonal de 10" - mais baixo do que nos modelos 208, 2008, 3008 e 5008, seguindo o exemplo do Peugeot 508.
Na parte inferior da tela estão os chamados "i-toggles", botões virtuais que podem ser configurados para acionar itens no rico menu de informação e entretenimento, com gráficos renovados e muito mais modernos que não deixam nada a desejar. Nem mesmo os controles de ar condicionado, que são bonitos de se ver (mas menos de se usar) devido a seus ícones pequenos e esquema de cores confusos. Mas você pode contornar isso dizendo 'Ok Peugeot' e iniciando o assistente avançado de voz.
A fluidez também é muito melhor do que no passado, com exceção do satnav, e é claro que não faltam o Android Auto e o Apple CarPlay, mesmo no modo sem fio.
Ao lado da tela central está a nova instrumentação com gráficos 3D, criada pela sobreposição de um vidro transparente no qual algumas informações são projetadas e a tela real, que é muito rica em informações e altamente configurável. E aí vem o ponto de discórdia: apesar do volante vazado, o quadro de instrumentos fica parcialmente coberto, a menos que você dirija com o volante ajustado na posição mais baixa possível. Uma posição que algumas pessoas gostam e outras simplesmente não conseguem digerir.
A renovação completa da cabine também envolveu o túnel central que, especialmente nas versões com transmissão automática onde a alavanca desaparece, ganha espaço e vários compartimentos de armazenamento como a base de indução para carregamento de smartphone sem fio.
Não falta de espaço no porta-malas, agora com 412 litros úteis, enquanto que se você optar pelas versões híbridas plug-in, a capacidade do Peugeot 308 cai para 361 litros. Não há mudança no espaço da cabine, apesar do aumento das dimensões externas, com o resultado de que pessoas mais altas - estando no banco traseiro - correm o risco de encostar os joelhos na parte posterior dos assentos dianteiros.
Para este primeiro teste do novo Peugeot 308, escolhi a versão Hybrid 225 com 225 cv, tração dianteira (a única disponível em toda a linha) e uma caixa automática de oito velocidades. Por um lado, esta eletrificação visa dar mais vitalidade ao hatchnack francês e, por outro, reduzir o consumo de combustível e as emissões.
É um bom trem de força, com a eletricidade e a gasolina trabalhando em compasso e sem solavancos quando o último entra em ação, dando sua contribuição quando mais energia é necessária. Há, naturalmente, os diferentes modos de condução: elétrico, para condução sem emissões, híbrido para deixar o sistema decidir qual motor usar e quando, e esportivo, para ter à mão todos os 225 cv disponíveis.
O novo trem de força é montado na plataforma EMP2, revisada em vários aspectos (não na parte de suspensão, que mantém o esquema McPherson à frente e um eixo de torção na traseira), para um comportamento geral um pouco mais espirituoso, não apenas em termos de montagem - que neutraliza com facilidade os solavancos, tampas de bueiros, etc. - mas também em termos de dirigibilidade. A condução permanece leve, nunca 'anestesiada' e sem 'buracos'.
Os pouco mais de 1.700 kg se fazem sentir com uma leve inércia, com os 225 cv do sistema híbrido nos puxando levemente para fora da curva sem problemas e uma traseira neutra que segue sem apreensão, além de uma rolagem extremamente controlada. Um hatchback que é sempre agradável de dirigir e confortável quando se está na rodovia, acompanhado por assistentes de direção de nível 2 que são progressivos, mas firmes em suas intervenções.
O Peugeot 308 2022 se alinha com o novo estilo da Peugeot, mas também remete a alguns elementos do passado, como o novo logotipo - que estreia no 308 - inspirado no da década de 60 e na forma das janelas traseiras, chamado de "escudo medalhão" introduzido pela primeira vez pelo Peugeot 205 e depois usado por inúmeros modelos subsequentes.
O Peugeot 308 GT Pack híbrido plug-in de 225 cv, um dos carros testados, tinha rodas de liga leve de 18" com design exclusivo, sistema drive assist pack, faróis matriciais de LEDs, interior em Alcântara, câmera 360° e sistema de áudio, além da maioria dos itens presentes no Active Pack, ao preço de 43.450 euros (R$ 277.000).
A gama de motores inclui o modelo de entrada 1.2 3-cilindros turbo, o 1.5 diesel de 130 cv, com transmissão manual ou automática, e o híbrido plug-in menos potente com 180 cv, enquanto que o aguardado Peugeot 308 100% elétrico está programado para 2023.
Ainda não há detalhes sobre a versão esportiva, que caso venha a ser produzida não deve ser chamada de 308 GTi, mas 308 PSE, a nova marca esportiva do Leão que estreou com o 508. Este eventual Peugeot 308 PSE adotará um trem de força híbrido com 2 motores elétricos (o segundo instalado no eixo traseiro) e cerca de 300 cv.
Mas falando do que mais interessa, o novo Peugeot 308 2022 acaba de ser registrado pela Stellantis no Brasil. No entanto, ainda não há nenhuma confirmação oficial ou data prevista de lançamento. Mas considerando a ofensiva de eletrificação do grupo, é bem provável que em breve algo seja anunciado sobre belo Peugeot, que poderia ser o primeiro híbrido plug-in da marca por aqui.
Novo Peugeot 308 2022 PHEV
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