A Volkswagen informa que desde o lançamento do Volkswagen ID.3 em setembro de 2020, a empresa já recebeu mais de 144.000 pedidos do seu primeiro carro elétrico na plataforma MEB na Europa.
Mais importante que o número expressivo durante o primeiro ano de vendas do hatchback elétrico está o fato de que cerca de 50% ou cerca de 70.000 clientes estavam comprando um Volkswagen pela primeira vez, um índice acima da média da Volkswagen de 36%.
O fabricante alemão diz que o ID.3 é "um sucesso absoluto" na Europa e o carro elétrico mais vendido na Europa Ocidental em agosto.
"No primeiro semestre de 2021, a forte demanda pelo ID.3 e outros modelos ID. fez da Volkswagen a líder de mercado de veículos elétricos a bateria na Europa em um curto espaço de tempo. Em agosto, o carro foi o carro elétrico mais popular em muitos mercados, incluindo Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria e Suíça. Com base em novos registros, o ID.3 também ficou em primeiro lugar na Europa Ocidental em agosto."
A produção do ID.3 atualmente é de 1.200 unidades por dia (total de duas fábricas - Zwickau e Dresden) e recentemente a Volkswagen iniciou a produção do hatchback também em Anting, na China, onde o carro será lançado no quarto trimestre de 2021.
De acordo com a pesquisa da Volkswagen entre os clientes do ID.3 na Alemanha, os motivos mais comuns para a compra foram o desempenho ambiental (60%) a tecnologia inovadora (51%) e o suporte pessoal fornecido pela concessionária, além da rede de serviços da Volkswagen.
Quase 80% dos clientes alemães relatam também que o ID.3 é o veículo mais usado em suas casas. Outro dado interessante é que cerca de 70% utilizam apenas "eletricidade verde" (do próprio sistema fotovoltaico ou de seu fornecedor de eletricidade).
A Volkswagen estabeleceu uma meta de ampliar as vendas de carros elétricos na Europa para 70% do total de veículos emplacados até 2030.
Klaus Zellmer, membro do conselho de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen disse:
"O carro é um sucesso absoluto. Ele atrai os clientes e disparou do zero para assumir as primeiras posições entre os novos emplacamentos em um grande número de países",
"O ID.3 atingiu um número acima da média de novos grupos de compradores para a Volkswagen. Cerca de 70.000 novos clientes provam que estamos exatamente no caminho certo com este veículo e nossa estratégia de mobilidade elétrica"
Além do sucesso na Europa, onde o hatchback elétrico teve um início de vendas difícil por conta de problemas de software que foram sanados pela marca nos meses seguintes, o ID.3 agora prepara sua estreia no maior mercado do mundo, a China, onde será lançado nas próximas semanas com produção local.
Apresentado no Brasil no último dia 28, junto com o ID.4, o Volkswagen ID.3 já está no planejamento da marca há algum tempo e chegará ao país em 2022, embora a Volkswagen ainda não tenha cravado a data oficial - a marca irá testar a receptividade do modelo para definir o melhor momento de estreia por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km