A BMW anunciou recentemente o início oficial da produção em série do novo BMW i4 em sua fábrica de Munique, na Alemanha. O sedã elétrico disponível em duas variantes e com até 536 cv de potência, chegará para os primeiros clientes europeus neste fim de ano e tem lançamento confirmado no Brasil para o início de 2022. 

A empresa produz vários modelos no local, incluindo o BMW Série 3 sedã e perua, híbridos e exclusivamente a combustão, além do BMW M3 e do BMW Série 4 Gran Coupe.

A produção de todas as variantes de um modelo em uma única linha de montagem na fábrica de quase 100 anos requer muita flexibilidade e integração nas estruturas de produção existentes, o que demandou investimentos da ordem de 200 milhões de euros.

Produção BMW i4
Produção BMW i4
Produção BMW i4

Essa foi a abordagem do BMW Group e só o tempo dirá se essa estratégia valerá a pena no longo prazo. Por enquanto, a empresa admite que foi um desafio:

"A implantação da produção do BMW i4 totalmente elétrico na fábrica de quase 100 anos, a conversão e instalação de sistemas mostrou-se particularmente desafiadora." Conseguimos integrar o novo veículo aos nossos sistemas existentes sem parar a produção. A equipe e nossos parceiros fizeram um trabalho incrível", acrescentou Peter Weber, diretor da BMW Group Plant Munique. "Não obstante as restrições de espaço, os sistemas existentes foram removidos, e novos instalados e ampliados."

"Nossa oficina é um exemplo brilhante de integração inteligente e eficiente. A maioria dos novos processos de produção do BMW i4 pode ser realizada nos sistemas de carroceria existentes".

BMW i4 M50

A BMW explica que a principal diferença entre o BMW i4 e as arquiteturas convencionais é a propulsão elétrica e a bateria de alta tensão, enquanto 90% dos sistemas existentes são comuns.

"Cerca de 90% dos sistemas existentes na carroceria de Munique ainda podem ser usados para o novo modelo. Foram necessários ajustes adicionais apenas para a montagem do assoalho e traseira."

"Outro tema altamente complexo foi a integração na montagem da bateria de alta tensão. A bateria agora é aparafusada no carroceria por um novo sistema de montagem de bateria totalmente automatizado. Sistemas de câmera totalmente automatizados e de alta resolução fazem o escaneamento minucioso de antemão para garantir que a superfície esteja absolutamente limpa e que não haja impurezas que possam causar danos."

Segundo o fabricante alemão, até 2023, pelo menos metade de todos os carros da fábrica de Munique serão eletrificados.

Milan Nedeljković, membro do Conselho de Produção da BMW AG, disse:

"Para a fábrica e a equipe, o lançamento do BMW i4 é um marco no caminho da mobilidade elétrica. Até 2023, mais da metade de todos os veículos de nossa instalação em Munique terão uma unidade eletrificada. A maioria será totalmente elétrica. Então Munique se tornará totalmente elétrica."

Nos EUA, o BMW i4 começará em US$ 56.395 (R$ 317.100) e deverá oferecer até 480 km de alcance EPA (a classificação WLTP é de 590 km). Recentemente, a BMW antecipou o lançamento do sedã elétrico na Europa para novembro e reafirmou a chegada do modelo ao Brasil em seguida, o que deve ocorrer até o início de 2022.