A Tesla está se preparando para ampliar a linha de carros elétricos com o chamado Model Q (nome provisório), um modelo compacto abaixo do Model 3 que deve ser lançado no mercado com preço em torno de US$ 25.000 - será o carro mais barato da marca.  

Mas voltando no tempo para 2018, Elon Musk e associados anunciaram um "Baby-Tesla" completamente diferente. Foi o próprio Musk que revelou em um tweet que a empresa estaria trabalhando em um mini carro elétrico, um carro que, como lemos, poderia ter se tornado realidade. Mas a partir daí, as notícias sempre foram ficando cada vez mais escassas.

Mini carro elétrico da Tesla - projeção
Mini carro elétrico da Tesla - projeção
Mini carro elétrico da Tesla - projeção

Como alguns de seus tweets, aquele deixou muito espaço para diversas interpretações. Estaria Musk se referindo a uma réplica em escala? Um quadriciclo de um assento? Ou era a maneira dele descrever um carro para uso urbano?

Do ponto de vista financeiro, este mini carro faria mais sentido, especialmente agora que os micro elétricos estão se tornando cada vez mais bem sucedidos. Isso está se tornando uma realidade na China, onde o Wuling Hongguang Mini EV roubou o título de carro elétrico mais vendido do Tesla Model 3 no início deste ano.

Na ausência de novas informações sobre o suposto veículo, vamos dar uma olhada em um conjunto de projeções retratando o esquecido mini carro elétrico da Tesla. O trabalho do time TheClunkerJunker nos trouxe essas ilustrações que vislumbram um micro carro de duas portas e quatro lugares com um estilo inspirado no irmão maior Model Y.

O autor das ilustrações diz que a cabine apresentaria "materiais recicláveis e sustentáveis derivados de fibra de cânhamo, caixas de leite descartadas e rolhas de garrafas de vinho". Este mini elétrico da Tesla promete amplo espaço para quatro adultos graças à ampla distância entre-eixos esticada, balanços dianteiro/traseiro quase inexistentes e um painel de instrumentos projetado para a frente.

O TheClunkerJunker também chama este carro de Model 2 e o "primeiro cupê Tesla". Não temos certeza sobre nenhuma dessas declarações, mas definitivamente achamos bem interessante este projeto. E que você acha?