BYD entrega os primeiros ônibus elétricos articulados do Brasil
Unidades do VLP (Veículo Leve sobre Pneus) elétrico entrarão em operação em 2022 em São José dos Campos
O VLP (Veículo Leve sobre Pneus), primeiro ônibus elétrico articulado de 22 metros do país, produzido pela BYD, está prestes a entrar em operação com a chegada da frota à cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, neste domingo (7).
Segundo comunicado divulgado pela prefeitura da cidade, que tem 730.000 habitantes e fica no Vale do Paraíba, os VLPs eram esperados para dezembro e irão percorrer a Linha Verde, um moderno corredor exclusivo para ônibus elétricos articulados que entrará em operação no início de 2022.
Com o início de operação dos VLPs, São José dos Campos terá o primeiro sistema urbano de transporte público do país com tecnologias de biossegurança, exigidas pela Prefeitura no projeto --um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e apoios para as mãos.
Cada ônibus elétrico articulado tem capacidade para 168 passageiros e conta com seis câmeras de alta definição, duas telas com infravermelho, conjunto ótico com faróis full led, acesso e espaço para cadeirantes e entradas USB. As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema que evita que elas fechem quando há qualquer movimento próximo.
Produzido na fábrica da BYD em Campinas (SP), o modelo VLP elétrico possui 22 metros de comprimento e está equipado com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) que proporcionam autonomia de até 250 km com uma carga completa.
Especificações do BYD D11A
- Autonomia de até 250 km;
- Cinco anos de garantia para o trem de força: motores elétricos e caixa de redução;
- Carregamento fácil em até 3,5 horas;
- Baixo consumo energético;
- Zero emissão de poluentes e ruídos;
- Baixo custo de manutenção;
- Quatro Motores elétricos BYD – 2912TZ-XY-A
- 4X 201 cv de potência máxima integrados às rodas;
- Estrutura em aço de alta resistência à torção e à flexão;
- Freios a disco com sistema ABS e controle de tração
Fonte/Imagens: Prefeitura de SJC
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