Os carros elétricos estão no centro das atenções agora, mas eles já têm uma história bem mais longa do que muita gente pensa. Um exemplo é o Palio Weekend elétrico, lançada pela Fiat na década de 2000 e que visava os clientes corporativos tendo sido comprada principalmente por empresas de energia espalhadas pelo país. 

Projeto concebido por meio de uma parceria entre Fiat, Itaipu Binacional e a suíça KWO, o Fiat Palio Weekend elétrico possui um modesto motor dianteiro que entrega 15 kW (20 cv) de potência e 5,1 kgfm de torque alimentado por uma bateria de sódio-níquel-cloro (totalmente reciclável) que garante autonomia de 120 km e pode ser totalmente carregada em 8 horas usando uma tomada comum.

fiat palio weekend eletrica (4)

Um indicador no painel central mostra o consumo instantâneo de energia, a carga restante e a temperatura da bateria. Além disso, como o Palio Weekend elétrico também possui sistema de regeneração de energia KERS, o mostrador também informa a quantidade de calor dissipado é utilizado para recarregar a bateria. 

E para quem estiver interessado no modelo, que tem poucos exemplares em circulação, um leilão sediado no Rio de Janeiro está com uma oferta de um exemplar da perua elétrica ano 2007/2008 com lance inicial de R$ 8.500. Com base nas fotos divulgadas, fica evidente o estado de abandono do modelo, mas vale conferir os detalhes da oferta pela curiosidade. Mais detalhes podem ser vistos neste link: Fiat Palio We Eletrico, 2007/2008 (Rj).

fiat palio weekend eletrica (1)

De acordo com os dados da Fiat, o Palio Weekend elétrico pode acelerar de 0 a 50 km/h em 9 segundos e atingir a velocidade máxima de 100 km/h. Como dissemos, a produção ficou restrita para atender às empresas que participaram do desenvolvimento desta versão zero emissões, incluindo a usina hidrelétrica de Itaipu e a fábrica da Fiat em Betim (MG).

*as fotos acima são de divulgação do Fiat Palio Weekend elétrico e não da unidade citada na matéria que foi a leilão.