1ª bateria de estado sólido da Toyota equipará um carro híbrido

Executivo da marca japonesa explica por que a nova bateria não irá estrear em um veículo totalmente elétrico

Toyota Prius PHV Toyota Prius PHV

Embora as baterias de estado sólido sejam vistas como algo que poderia melhorar drasticamente os carros elétricos de hoje, parece que os primeiros veículos a serem equipados com elas não serão os elétricos. Isso é verdade pelo menos no caso da Toyota, já que o fabricante confirmou que irá estrear essa tecnologia nos carros híbridos, previstos para estrear em dois ou três anos. 

A notícia foi dada por Gill Pratt, cientista-chefe da Toyota e chefe do Instituto de Pesquisa Toyota, que fez o anúncio durante uma entrevista para a Autoline. Ele também mencionou que o fabricante avançou com seu projeto de estado sólido e que o desenvolvimento está dentro do cronograma. 

Ele não disse qual híbrido da Toyota receberá a bateria de estado sólido, mas continuou explicando por que não oferecerá logo de cara esse tipo de bateria em um carro totalmente elétrico. A principal razão tem a ver com o tamanho da bateria, que para um veículo híbrido com motor de combustão interna é consideravelmente menor do que em um veículo elétrico puro.

O custo das baterias de estado sólido será maior, mas se o pacote em si for pequeno, então migrar para o estado sólido não deve aumentar demasiadamente o custo final do veículo. Pratt reconhece que essa abordagem pode ser um pouco intuitiva, mas o problema de custo faz parecer mais lógico do que à primeira vista.

Atualmente, as baterias de estado sólido são cerca de sete ou oito vezes mais caras que as de íons de lítio, e o custo não baixará o suficiente até 2025 para torná-las uma solução viável para veículos elétricos. Talvez até 2030, se mais empresas continuarem a investir em desenvolvimento e, com muita sorte, algum tipo de avanço. E esse avanço não precisa vir da Toyota, e há uma grande chance de que não venha, porque há muitas outras empresas trabalhando nisso agora.