O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, acredita que a Toyota deveria parar de perseguir a combustão de hidrogênio, sugerindo que talvez devesse se concentrar em carros puramente elétricos. O número um da Honda diz que sua empresa pesquisou isso até cerca de uma década atrás como um meio de propulsão automotiva, mas descobriu que não era viável para uso em carros.

Mibe explicou que:

Fizemos uma pesquisa sobre todas as possibilidades que estão lá fora. Quanto aos motores de hidrogênio, vemos alguns desafios tecnológicos bastante difíceis. Então, cerca de 10 anos atrás, decidimos que isso não se tornaria mainstream.

Por outro lado, a Honda está no mesmo barco que a Toyota quando se trata de veículos elétricos a célula de combustível. Ambas as montadoras as veem como parte de sua estratégia daqui para frente, no caso da Honda, ajudando-a a alcançar sua meta de vender 100% de veículos elétricos e a células de combustível na América do Norte após o ano de 2040.

Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio
Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio
Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio

A Honda não diz qual será a proporção de elétricos para FCVs (Fuel Cell Vehicles), mas deixa claro que:

Continua a ver a tecnologia de células de combustível como outro pilar que apoia o desafio à neutralidade do carbono, com a expectativa de que o hidrogênio se torne mais amplamente aceito como fonte de energia renovável.

A Honda tem uma longa história na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de tecnologias de células de combustível, e enquanto continua sua colaboração atual com a GM, a Honda se esforçará para reduzir custos e realizar uma "sociedade de hidrogênio" expandindo sua linha de FCVs e usando sistemas de células de combustível para uma ampla gama de aplicações, incluindo caminhões comerciais e fontes de energia estacionárias e móveis.

Toyota Corolla a hidrogênio
Toyota Corolla a hidrogênio

Vale ressaltar, porém, que a Honda anunciou que reservará trens de força elétricos a células de combustível para veículos maiores que requerem mais alcance do que um elétrico poderia fornecer. Para nós parece que a maioria dos veículos serão elétricos e apenas alguns modelos especiais seriam FCVs, embora não possamos ter certeza até que a Honda detalhe seus planos de eletrificação e uso do hidrogênio. 

A Toyota estreou seu motor de queima de hidrogênio em junho de 2021 em um Toyota Corolla hatch modificado que participou de uma corrida de resistência. A empresa supostamente planeja equipar seu Prius 2025 com este propulsor, para que seja usado como parte de um sistema híbrido. E o Prius é um carro pequeno, sugerindo o fato de que, ao contrário da Honda, a Toyota não tem problemas em colocar um motor de queima de hidrogênio em veículos de todos os tamanhos.