Na lista de fabricantes chineses que estão entrando nos mercados ocidentais na onda de transição ecológica está a Aiways, que iniciou um giro pela Europa para mostrar seu mais recente esforço: o conceito U6ion. Trata-se de um SUV cupê que antecipa o segundo modelo de emissão zero da marca que chegará aos mercados do Velho Continente até o final do ano.

O U6ion iniciará sua apresentação itinerante na Bélgica, em Antuérpia, mas nos próximos meses passará por outros países. Entre os já definidos: Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, França, Dinamarca e Suécia.

Volante estilo Tesla

O modelo de produção derivado do U6ion, que se chamará simplesmente U6, não difere muito do conceito mostrado nessas imagens, que é caracterizado por uma frente alta e muscular e um perfil mais aerodinâmico, com teto inclinado e traseira afilada.

Aiways U6ion - externas
Aiways U6ion - externas
Aiways U6ion - interior

Dongfei Luo, Head of Design, explicou:

"O U6ion quer trazer um sopro de ar fresco e um toque de dinamismo para o segmento de SUV. Inspirado em coupés, tem linhas esculpidas, mas também é espaçoso e feito com foco em aerodinâmica."

Quanto ao interior, entre os elementos que mais chamam a atenção estão os bancos ergonômicos e a nova geração do volante estilo Tesla Model S e Model X, embora neste caso o parentesco com a direção normal com o aro circular seja mais provável. 

Equipado com uma grande tela central de 14" com disposição horizontal, o veículo elétrico também ostenta revestimentos de cores brilhantes, com branco, bege e laranja alternando bastante visivelmente, com referências ao mundo das corridas (como evidenciado, por exemplo, pelas alças para abrir as portas).

Um novo modelo a cada ano

Estamos esperando para entender quantas dessas escolhas estilísticas serão aplicados no Aiways U6 que será apresentado ao mercado. O que não irá demorar, pois a produção começará em breve em uma fábrica moderna que a empresa chinesa construiu perto da cidade de Shangrao, na China.

O carro que na Europa segue o U5 e que marcou a estreia da Aiways nos mercados da UE, acelera a estratégia expansionista da marca chinesa, que depois de obter novos financiamentos precisamente para fortalecer sua posição fora dos limites do seu mercado interno com o lançamento de pelo menos um modelo a cada ano para um futuro próximo.