A Ford detalhou a estratégia que levará a marca a vender exclusivamente carros elétricos na Europa até 2030. O primeiro passo para este futuro de emissão zero será dado com a chegada no Velho Continente de 3 novos modelos movidos a bateria e 4 novos veículos comerciais 100% elétricos.

Ao fazê-lo, levando em conta a presença no mercado do Ford Mustang Mach-E, a marca planeja vender mais de 600.000 veículos elétricos na Europa até 2026, ano em que globalmente, de acordo com o plano Ford+, as vendas de veículos de emissão zero no mundo chegarão a 2 milhões de unidades.

Galeria: Ford Puma EV e dois SUVs elétricos

A Ford anunciou que o primeiro carro a chegar ao mercado será um SUV médio de 5 lugares que será construído em Colônia, em uma fábrica que se estabelecerá como um verdadeiro hub de eletrificação na Europa e que graças a investimentos de 2 bilhões de dólares virá a produzir 1,2 milhão de carros elétricos nos próximos 6 anos.

O anunciado SUV movido a bateria será o primeiro veículo Ford a nascer na plataforma MEB, projetada pela Volkswagen após o acordo assinado entre as duas montadoras em 2020. O novo modelo, cujo nome será revelado mais adianta, durante 2022, promete um alcance de 500 km.

Puma Elétrico em 2024

Em Colônia, em 2024, será construído um segundo crossover elétrico, que terá um perfil mais esportivo. Também neste caso acredita-se que a base em que será construída será sempre aquela plataforma MEB na qual nascem os carros elétricos do grupo Volkswagen.

Mas 2024 também será um ano-chave para a Ford comercializar o Ford Puma elétrico. Isso será construído com base no modelo atual. Uma plataforma 'multi-energia' diferente – a plataforma global de carros do segmento B da Ford – será construída não na Alemanha, mas na Romênia, na fábrica de Craiova.