O regulador de mercado da China concedeu aprovação à Evergrande New Energy Vehicle para iniciar as vendas de seu primeiro carro elétrico, o SUV Hengchi 5. A divisão automotiva que faz parte do grupo imobiliário chinês, portanto, avança mesmo após uma crise ter atingido recentemente seus negócios. 

Especificamente, em 8 de março, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) concedeu à Evergrande NEV o sinal verde para a comercialização dos dois modelos da marca Hengchi que são essenciais para diversificar as operações da empresa e elevar a fortuna de um grupo que luta cada vez mais do ponto de vista da liquidez.

Galeria: Hengchi 5

Tudo pronto para o lançamento

Após uma primeira rejeição no final de 2021, com o miIT perplexo com a capacidade do Evergrande New Energy Vehicle de poder iniciar a produção em larga escala, cobrindo despesas operacionais e seus fornecedores, agora os dois SUVs Hengchi de emissão zero alimentados pelas baterias da gigante chinesa CATL estão se preparando para sua estreia no mercado.

De acordo com fontes próximas à empresa chinesa, a venda está prevista para começar em abril, mas a Evergrande se recusou a fazer qualquer declaração sobre o assunto. O objetivo é começar a testar o mercado automotivo e estabelecer as bases para vendas em larga escala até 2023.

Carros elétricos no Salão de Xangai 2021

Uma estratégia pré-estabelecida

Os enormes problemas financeiros que o Evergrande está passando colocam em pressão os planos ambiciosos da empresa comprometida com a realização de veículos elétricos. Apesar de tudo, no entanto, o Evergrande NEV parece ter chegado a um ponto de inflexão e parece ter feito isso com um plano bem estudado e estruturado.

Em dezembro, de fato, a empresa chinesa, conforme noticiado pela Reuters, havia iniciado a produção em série de seu SUV Hengchi 5, enquanto em novembro havia iniciado inúmeras negociações com potenciais investidores e potenciais compradores para a venda de alguns ativos.