Apresentado no Brasil no ano passado, o Volkswagen ID.4 ainda não tem uma data prevista para o lançamento por aqui. Mas enquanto a estreia não acontece, o SUV elétrico segue em testes pelas vias brasileiras e desta vez foi flagrado pelo perfil do Instagram Autogam Consultoria

A foto do flagra mostram um exemplar do ID.4 na cor azul rodando sem nenhum disfarce pela via Anchieta, nas imediações da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP). Não é a primeira vez que o SUV elétrico é flagrado e outras aparições devem ocorrer à medida em que a marca alemã segue com os testes de adaptação do modelo para o país.

Galeria: Volkswagen ID.3 e ID.4 no Brasil

Vale lembrar que tanto o ID.4 como o ID.3 já tiveram uma apresentação reservada para a imprensa no país, inclusive com test drive em vias fechadas para uma avaliação preliminar. No entanto, a Volkswagen ainda não cravou uma data para o lançamento do modelo por aqui, sequer confirmou de forma oficial sua estreia.

De qualquer forma, podemos sim esperar pelo lançamento do SUV elétrico, que atualmente é o veículo elétrico mais vendido da Volkswagen globalmente. O ID.4 já está disponível nos principais mercados da Europa, Estados Unidos e China (em duas variantes produzidas pelas joint ventures locais).

Volkswagen ID.4

Na versão mais equipada o ID.4 é alimentado pelo conjunto de baterias de 77 kWh, que proporciona uma autonomia de até 522 km pelo ciclo europeu (WLTP). A Volkswagen destaca o tempo de carregamento com 100 kW DC, que permite recuperar 80% da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos.

O modelo que foi apresentado no Brasil contava com o motor elétrico de 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm de torque. Nessa configuração, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 8,5 segundos e a velocidade máxima é limitada a 160 km/h. 

Há poucos dias, a Volkswagen confirmou o lançamento do ID.4 na Argentina, mas somente para o segundo semestre de 2023, ainda distante. Considerando os contratempos como a escassez global de componentes e interrupções na produção, a estreia por aqui deve demorar mais que o esperado, algo entre o segundo semestre e o início de 2023. A conferir.