A Tesla quer entrar no mercado de carros indianos, mas não pode porque aparentemente está em um impasse com o governo local. A montadora não quer se comprometer a abrir uma fábrica na Índia antes de testar o mercado com veículos importados da China, enquanto o governo deixou claro que preferia que os veículos fossem fabricados localmente.

Esta tem sido a situação por quase um ano.

Em janeiro, a Reuters divulgou informações sobre as negociações entre a Tesla e o governo indiano e como, mesmo nesse momento, as autoridades locais não estavam dispostas a conceder à montadora quaisquer benefícios fiscais, a menos que ela se comprometesse a construir uma linha de montagem local. A Tesla quer um corte de impostos, uma vez que, de acordo com Elon Musk, a Índia tem tarifas de importação muito altas (até 100%).

Galeria: Tesla showroom

Recentemente, o ministro dos transportes da Índia, Nitin Gadkari, oficializou a questão quando disse:

Fabricar na China e vender aqui não é uma boa proposta

A Índia, presumivelmente, quer ver a Tesla fazer investimentos no país, não apenas permitir que ela venda seus prováveis veículos elétricos muito populares sem se beneficiar disso de alguma forma. Se a Tesla construísse uma fábrica, isso criaria empregos, traria tecnologia para o país e também permitiria a possível criação de uma cadeia de suprimentos local, o que seria ainda melhor para a economia local.

 
A Tesla sabe que seus veículos serão vendidos na Índia, mas parece que terá que ser nos termos deste último. Entre a alta tarifa de importação e a relutância das autoridades locais em permitir que a Tesla importe carros fabricados na China, a montadora não parece ter escolha.

No ano passado, a Tesla registrou sua divisão indiana e começou a receber encomendas. Agora, de acordo com a mídia Indian Express, as pessoas que pagaram o depósito de US$ 1.000 não estão felizes que não serão capazes de prosseguir com a compra em condições atuais; alguns aparentemente já querem reembolsos.