Em dezembro, a Toyota realizou um grande evento onde antecipou seus planos para a eletrificação. Nada menos que 15 veículos elétricos em desenvolvimento pela Toyota e Lexus foram mostrados em forma de protótipo, incluindo um SUV compacto. E agora, graças aos nossos amigos da Motor.es, podemos ter uma prévia da futura versão de produção deste modelo. 

Atualmente nos estágios iniciais de desenvolvimento e provisoriamente conhecido como bZ3, o novo modelo de zero emissões toma a forma de um veículo de cinco portas com maior altura de rodagem, estilo inspirado em SUV e um perfil lateral muscular. Até certo ponto, a gente pode dizer que se trata da mistura entre o atual CH-R e o Corolla hatch, já que este veículo elétrico parece ser menor que o Corolla, mas maior que o crossover.

Galeria: Toyota e Lexus - carros elétricos

Com base na arquitetura e-TNGA para veículos elétricos da Toyota, o bZ3 estará disponível com um ou dois motores elétricos. Espera-se que a versão mais potente tenha um layout de motor duplo para uma potência superior a 200 cv (149 kW) e tração nas quatro rodas, o que o colocará diretamente contra o Volkswagen ID.3. Mais importante, no entanto, o Motor.es relata que um enorme conjunto de baterias de 71,4 kWh poderia ser instalado no bZ3, permitindo uma autonomia de 500 quilômetros com uma carga.

O próximo bZ3 é um dos vários veículos elétricos da Toyota a serem lançados. Durante a conferência realizada em dezembro, a montadora japonesa também apresentou um SUV elétrico de sete lugares, uma picape elétrica Tacoma, um carro esportivo e um sucessor espiritual do FJ Cruiser. Por sua vez, a Lexus antecipou o RZ, que fez sua estreia completa recentemente, um conversível elétrico de quatro lugares e uma perua com dois assentos.

Até o final desta década, a Toyota e a Lexus querem lançar 30 novos veículos elétricos e investirão US$ 70 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. As duas empresas querem alcançar neutralidade total de carbono até meados da próxima década. A Lexus pretende se tornar uma marca exclusiva de carros elétricos até 2030 na Europa, na China e nos Estados Unidos.