Conforme já dissemos, a BMW está se preparando para lançar a sua nova plataforma especialmente otimizada para carros elétricos, chamada Neue Klasse. No início, foi informado que esta base também comportaria trens de força híbridos plug-in e a combustão. No entanto, parece que a marca alemã resolveu mudar radicalmente sua estratégia. 

Oliver Zipse, CEO da BMW, confirmou que a plataforma Neue Klasse será construída em sua fábrica húngara e oferecida exclusivamente com um sistema de propulsão 100% elétrico: 

"Quando chegar ao mercado, vai se concentrar na linha Série 3 e, nesse momento, o mercado terá se desenvolvido para um tamanho onde é razoável ter apenas uma propulsão nessa arquitetura."

Isso quer dizer que a plataforma Neue Klasse, inicialmente pensada para comportar motores elétricos, híbridos e a combustão, agora será dedicada aos conjuntos totalmente elétricos, em uma clara mudança de rumo na estratégia da BMW. A ideia era de que a futura arquitetura fosse flexível para permitir à marca bávara fazer a transição energética de forma gradual utilizando a mesma base. 

Mas o rápido crescimento nas vendas de carros elétricos na Europa acima das expectativas fez a BMW alterar seu plano estratégico e optar por lançar a próxima geração do BMW Série 3 como um modelo exclusivamente elétrico, sucedendo o atual BMW i4. Da mesma  forma, o BMW X3, que atualmente possui uma versão 100% elétrica, o iX3, um modelo produzido na China (em parceria com a Brilliance), que passará a ser feito na Europa para ampliar a sua oferta nos mercados ocidentais. 

Galeria: BMW iX3 (2022)

Plataforma Neue Klasse estreia em 2025

"A Neue Klasse vai começar com modelos de segmento médio, mas é claro que há mais por vir. A Neue Klasse é nossa linha de modelos para o futuro, desde o segmento de alto volume até modelos exclusivos de alto desempenho", explicou recentemente um porta-voz da marca. 

Essa plataforma terá um papel fundamental nos planos da BMW para aumentar de forma consistente suas vendas de carros elétricos. A marca fala em 'salto quântico' em termos de tecnologia em relação à atual plataforma CLAR, que serve de base aos modelos iX3, i4, iX e i7, ao oferecer "mais desempenho, novas composições químicas e novos formatos para as células".

Além da estrutura mais moderna e novas opções de composição química para as células, a arquitetura Neue Klasse conta com um sistema elétrica de 800 volts, uma solução que já é utilizada em outros carros elétricos e permite a comodidade do carregamento ultrarrápido. 

Quando se trata de condução autônoma, parece que os modelos BMW Neue Klasse serão apenas o Nível 2 no lançamento, mas devem ser atualizados para o Nível 3 em algum momento depois, e como o fabricante deseja usar esta nova plataforma por mais de uma década, ela também está sendo projetada com o nível de autonomia 4 em mente.

Fonte: Automotive News