A CEO da General Motors, Mary Barra, diz que a empresa está pronta para retornar à Europa como um fabricante de veículos elétricos após deixar o Velho Continente há cinco anos, quando vendeu a divisão Opel para a PSA.

Como os veículos elétricos estão crescendo na Europa, o segundo maior mercado de VEs do mundo ao lado da China, a GM está considerando um retorno ao continente. Falando na Milken Global Conference, em Los Angeles, Barra confirmou o plano da montadora de aumentar sua presença na Europa, já que a GM mira uma linha totalmente elétrica até 2035.

"Há cerca de cinco anos, vendemos nossa divisão Opel para o que hoje é a Stellantis e não temos remorso por vender uma negócio de combustão interna. Mas estamos olhando para a oportunidade de crescimento que temos agora, porque podemos reentrar na Europa como um competidor totalmente elétrico. Estou ansiosa por isso."

A General Motors deixou a Europa após quase 90 anos na região quando vendeu as marcas Opel e Vauxhall em 2017 para a PSA (hoje parte da Stellantis) por cerca de US$ 2,2 bilhões

Galeria: Cadillac Lyriq Production

Enquanto a Opel e a Vauxhall tiveram prejuízo por 16 anos consecutivos, seu novo dono os tornou rentáveis apenas um ano após a aquisição. A Opel e sua unidade no Reino Unido estão agora na liderança da mobilidade elétrica na Europa.

A venda da Opel liberou a GM para se concentrar e investir em veículos para a América do Norte e China e permitiu que a empresa desenvolvesse veículos elétricos e carros autônomos.

No entanto, a GM nunca saiu completamente da Europa, mesmo depois de vender a Opel e a Vauxhall. A montadora continuou vendendo o Corvette e alguns modelos da linha Cadillac na região, com o porta-voz da GM David Barnas dizendo à Detroit Free Press que a empresa vê a Europa como uma oportunidade para seus veículos elétricos e negócios de mobilidade avançando.

Em novembro de 2021, a GM anunciou pela primeira vez planos para criar uma startup de mobilidade na Europa. A unidade incluirá o segmento de veículos elétricos da General Motors e o portfólio de veículos autônomos, além de software, tecnologia autônoma e serviços de frete e logística.

Barnas se recusou a dizer qual dos novos VEs da GM será vendido na Europa e quando. O SUV elétrico Lyriq da Cadillac parece um forte candidato, assim como as versões eletrificadas e elétrica do Corvette que a GM anunciou no final do mês passado.