A GM e a Honda anunciaram nesta terça-feira (5) uma ampliação de sua parceria estratégica. O principal objetivo é popularizar a mobilidade elétrica por meio do desenvolvimento conjunto de carros elétricos mais acessíveis e equipados com as baterias de última geração da marca norte-americana. 

Segundo o plano, em 2027 chegará ao mercado uma nova família de veículos elétricos, incluindo modelos com maior apelo de vendas, como os SUVs compactos. Tudo isso será feito utilizando a expertise e a tecnologia das duas marcas. Em linhas gerais, a acordo prevê a padronização de componentes e processos com vistas à maior produtividade e redução de custos pela economia de escala.

Galeria: Honda SUV e:concept

A parceria também deixou em aberto a possibilidade para o desenvolvimento em conjunto de novas gerações de baterias, no intuito de continuar reduzindo os custos da eletrificação. 

Em outra frente, a GM vem trabalhando tecnologias como as baterias de estado sólido e íon-lítio com silício. A Honda, por sua vez, avança nos estudos de baterias sólidas que a companhia enxerga como elemento central dos futuros veículos elétricos, assim como outras grandes montadoras. 

Galeria: GM Ultium Platform

Produção no Brasil

Embora a estreia da nova linha de carros elétricos mais acessíveis esteja prevista para 2027 nos Estados Unidos, a CEO da GM, Mary Barra, destaca que o plano de eletrificação é global e contempla mercados como a China e também a América do Sul, o que abre possibilidades para a produção nacional de carros elétricos. 

"A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China", disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors.

gm-honda-16x9

Já a Honda, que ainda está dando os primeiros passos na transição energética, promete acelerar o ritmo, mas pontua que é necessário baixar o custo de produção dos carros elétricos para que eles se tornem realmente populares. Nesse sentido, a parceria com a GM é vital para alcançar esse objetivo.

A Honda está comprometida em alcançar sua neutralidade em carbono globalmente até 2050, o que exige a redução do custo dos veículos elétricos para tornar a posse dos EVs possível para o maior número de consumidores”, disse Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda.

Essa parceria entre a GM e a Honda não é algo novo. As empresas têm colaborado na área de mobilidade elétrica desde a década passada, tanto para o desenvolvimento de células de bateria, quanto sistemas de hidrogênio e também para o SUV elétrico Prologue, que a marca japonesa lançará no mercado norte-americano até 2024.

Outro segmento deste acordo é o projeto do Origin Cruise, um dos primeiros carros totalmente autônomos pensados para o serviço de robô-táxi e entregas, que já está em testes avançados.

Fonte: GM