O assunto do dia nesta sexta-feira (20) foi a visita de Elon Musk, o número um da Tesla, ao Brasil, atendendo a um convite do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, em nome da parceria firmada entre a empresa de tecnologia SpaceX e governo brasileiro. 

Segundo um tweet do próprio Elon Musk, a tecnologia da SpaceX será utilizada para monitorar a floresta amazônica e também fornecer acesso rápido à internet para 19.000 escolas em áreas rurais.

elon musk twitter brasil

Por sua parte, o Ministério das Comunicações confirmou a informação por meio de um comunicado no qual fala em:

"tecnologia avançada para a preservação da floresta amazônica, com monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais"

mapa cobertura starlink

No entanto, ainda não foram revelados muitos detalhes sobre como funcionará a parceria, nem mesmo quais tecnologias específicas serão empregadas para o monitoramento e acesso à internet nas escolas rurais. 

O anúncio ocorre em um momento de graves denúncias sobre recorde de desmatamento na Amazônia. Segundo os dados sistema Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em abril a área desmatada chegou a 1.012 km² - um recorde para o mês.

A Starlink começou a operar no Brasil em fevereiro, após liberação da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações). O sistema fornece internet por meio de uma rede de pequenos satélites de baixa órbita a cerca de 550 km de distância da Terra, e pode atingir velocidades de 100 Mbps.

As conversas entre o Ministro Fábio e Elon Musk remontam ao ano passado, durante um primeiro encontro para falar sobre as possibilidades da Starlink aqui no Brasil. Naquele momento, a fala do ministro era de que o bilionário iria ajudar a "conectar escolas rurais e proteger a Amazônia". 

Hoje, o fundador da Tesla e SpaceX se encontrou com o presidente Bolsonaro, empresários e ministros em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Vamos continuar acompanhando o desenrolar dessa parceria enquanto mais detalhes devem surgir.

Fonte/Fotos: divulgação/Fábio Faria - Twitter