A eletrificação na indústria automotiva é inevitável. Praticamente todas as montadoras estão investindo milhões de dólares em novas tecnologias para avançar com os carros elétricos a bateria. A Lada está entre as mais recentes a se juntar à turma e enquanto seu primeiro veículo elétrico ainda não está pronto, apresenta um protótipo antecipando o futuro e-Largus.
Desde que a invasão russa da Ucrânia começou, a AvtoVAZ, empresa dona da Lada, vem enfrentando enormes dificuldades para produzir e entregar carros novos. Recentemente, a empresa reiniciou a produção do Granta, embora sem ABS, airbags e outras componentes. Para seu novo projeto, a Lada está de olho em uma tecnologia com a qual tem praticamente nenhuma experiência, apresentando o que se acredita ser um protótipo funcional de uma perua elétrica.
Se o design do e-Largus parece familiar para você, isso é porque o veículo é baseado na geração anterior do Dacia Logan LCV, a versão perua do Logan. Este veículo está montado na plataforma B0 da Renault-Dacia, que foi lançada em 2004 e sustenta modelos como o Dacia Duster de primeira geração, Nissan Kicks, Mahindra Verito Vibe e Lada Xray. A arquitetura não foi modificada para o Largus elétrico e afirma-se que as baterias estão instaladas dentro do assoalho. O carregamento rápido através de uma porta CCS também estará disponível.
Infelizmente, a Lada ainda não revelou as especificações técnicas do e-Largus, embora a imprensa russa esteja relatando que será oferecido em versões de passageiros de cinco e sete lugares, bem como uma van de painel de carga. De acordo com algumas fontes, o alcance entre duas cargas pode chegar a até 400 quilômetros, embora este número não seja oficial e pareça um pouco otimista demais para nós considerando a antiga plataforma a combustão.
A Lada confirmou oficialmente que no próximo ano lançará uma frota de protótipos para realizar testes de validação antes que a perua elétrica esteja pronta para entrar em produção. Por enquanto, não se sabe quando o e-Largus atingirá as linhas de montagem. Levando em conta os poucos detalhes revelados pela marca, não seria surpreendente se um lançamento no mercado acontecesse por volta de 2024, pelo menos.
Fonte: Lada via Motor.es
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance