A Tesla comemora o milionésimo carro elétrico produzido na fábrica da Tesla em Xangai, na China. A confirmação oficial indica que o veículo elétrico comemorativo foi produzido em 13 de agosto de 2022. 

Vale lembrar que a construção da fábrica começou em 7 de janeiro de 2019, enquanto os primeiros carros produzidos no local foram entregues aos clientes na China em dezembro de 2019. Inicialmente, a fábrica estava produzindo o Tesla Model 3, que mais tarde foi acompanhado pelo SUV elétrico Model Y.

O CEO da Tesla, Elon Musk, parabenizou a equipe, observando que o total acumulado está agora em mais de 3 milhões de unidades (incluindo mais de 2 milhões produzidos em Fremont, Califórnia, alcançados em julho).

"Parabéns Giga Shanghai por fazer o milionésimo carro! O total de Teslas feito agora está acima de 3M."

O primeiro milhão foi alcançado no primeiro trimestre de 2020 e o segundo milhão no terceiro trimestre de 2021.

 
 

A fábrica Tesla Giga Shanghai é a maior fábrica de veículos elétricos do mundo, que, de acordo com o último relatório trimestral, pode produzir mais de 750.000 unidades do Model 3/Model Y anualmente. É também o primeiro local de produção de automóveis na China pertencente 100% a uma empresa estrangeira (antes da Giga Shanghai, a China exigia joint ventures 50/50).

A capacidade de produção instalada combinada da Tesla até o final do 2º trimestre de 2022 foi estimada em mais de 1,9 milhão de unidades. Isso significa que em cerca de 12 meses, poderemos ver um novo marco de 5 milhões de Teslas produzidos globalmente.

De acordo com Grace Tao, vice-presidente de assuntos externos da Tesla (via CnEVPost), mais de 95% das peças usadas na fábrica da Giga Shanghai vêm de fornecedores locais, enquanto a equipe é 99,9% chinesa.

É um nível muito alto de localização do produto, mas Tesla pode não parar por aí. No passado, havia relatos indicando que a empresa poderia projetar e desenvolver um novo modelo totalmente na China.

Além de Fremont e Xangai, a Tesla também produz carros elétricos em Berlim, Alemanha e no Texas, mas essas duas novas plantas estão em fase inicial de crescimento da produção. No futuro, a Tesla pode construir sua quinta fábrica de veículos elétricos no Canadá.