O novo Chevrolet Equinox elétrico teve os primeiros detalhes e especificações técnicas divulgados. Depois de uma apresentação prévia em janeiro, a General Motors finalmente liberou os dados do SUV elétrico que será um dos destaques da linha eletrificada da marca e já está confirmado para o Brasil.
E a gente está falando de um carro elétrico que é muito importante para a Chevrolet, seja por seu posicionamento de mercado, ou ainda por seus vários atributos, incluindo um design que é agressivo e tem bastante personalidade, além das últimas novidades da montadora em termos de eletrificação.
De acordo com o planejamento, ele estará à venda em 2023, começando pelos Estados Unidos, e em 2024 será a vez do lançamento aqui no Brasil.
Assim como outros veículos que são produzidos na plataforma Ultium da GM, o Equinox EV já nasce como um elétrico 'puro' - ou seja, ele não é um carro a combustão adaptado para a eletrificação.
E o fato de ser um veículo elétrico nativo significa ganhos importantes em dinâmica, performance e eficiência energética, se a gente comparar com um carro elétrico que é baseado num modelo a combustão.
Falando do visual, o design chama atenção pelas linhas ousadas e agressivas. A dianteira conta com esquema de iluminação em LED formado por uma extensa faixa horizontal posicionada junto ao capô e os faróis principais logo abaixo, no para-choque.
Na traseira, destaque para as lanternas interligadas e dispostas na horizontal cobrindo toda a largura da carroceria. Na prática, o Equinox EV esbanja personalidade e passa longe de ser uma mera versão reduzida do irmão maior Blazer EV, que também virá ao Brasil.
A linha do Equinox inicialmente terá duas versões - LT e RS - com pacotes específicos para cada uma delas. A primeira, posicionada como opção de entrada, terá rodas de 19 polegadas e detalhes mais discretos no visual. Já a segunda terá rodas de 20 ou 21 polegadas com pegada bem mais chamativa e diversos outros elementos exclusivos, incluindo superfícies pintadas em preto brilhante e para-choque com desenho mais esportivo.
No interior, destaque para as soluções de ergonomia e a qualidade geral do acabamento. Assim como no Blazer elétrico, a tela do sistema de entretenimento é ligeiramente inclinada para o lado do motorista e conta com 17,7 polegadas.
Há também um quadro de instrumentos 100% digital, iluminação ambiente e aquecimento nos bancos dianteiros, traseiros e volante. Também tem uma função que deixa o limpador de para-brisa aquecido e livre de acúmulo de gelo, o que é útil nas regiões mais frias.
A Chevrolet também garante amplo espaço interno e capacidade para acomodar confortavelmente 5 ocupantes.
Há porta-objetos espalhados por todo a cabine e capacidade para armazenar até 1.614 litros com os bancos traseiros rebatidos. Além disso, a tampa do porta-malas abre automaticamente ao detectar a aproximação do motorista e da chave.
O pacote de recursos de segurança e assistência à condução incluem frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de manutenção de faixa, assistente de saída de faixa e faróis altos automáticos, além de assistente de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de estacionamento, entre outros.
Completam esse pacote o head-up display, retrovisor interno com câmera, piloto automático adaptativo e sistema Super Cruise 4 de condução autônoma.
E agora falando da propulsão elétrica, o Equinox EV será vendido em duas opções: a primeira com 213 cv de potência e 33,4 kgfm de torque, e a segunda com 294 cv de potência e 47,8 quilos de força. A tração poderá ser dianteira ou integral, variando de acordo com a versão.
Dependendo da combinação, são três níveis de autonomia: 402 km, 450 km e 482 km. A GM informa que o carregamento padrão de 11,5 kW significa recuperar 54,7 km de alcance a cada hora na tomada. No sistema de 19,2 kW são 82 km a cada hora de recarga e no carregamento rápido padrão de até 150 kW, aproximadamente 112 km em apenas 10 minutos.
A Chevrolet adianta ainda que o modelo será um SUV funcional, acessível e que terá preço inicial estimado de US$ 30.000 nos Estados Unidos, o que dá cerca de 156.000 reais numa conversão direta de moeda.
Vale lembrar que esse valor fica na mesma faixa de preço da versão mais cara do Bolt EV nos Estados Unidos, o que adianta que a Chevrolet terá uma estratégia de preços bem agressiva para o Equinox elétrico. A conferir.
Outro detalhe é que toda produção do SUV elétrico será concentrada na fábrica da GM no México, o mesmo local onde será feito o Blazer elétrico e outros futuros modelos.
Por fim, vale lembrar que o lançamento do Equinox elétrico já está confirmado para o Brasil, onde deve chegar entre o final de 2023 e o início de 2024 dentro de uma ambiciosa estratégia de eletrificação da marca para a região, que inclui o Blazer EV e a picape Silverado EV.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox elétrico é lançado no Brasil por R$ 419.000
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Chevrolet Equinox EV: SUV elétrico será lançado no Brasil em outubro
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Chevrolet Equinox EV: SUV elétrico já aparece no site da marca no Brasil