Este é o novo Honda Prologue, o primeiro SUV totalmente elétrico da marca japonesa. Com estreia prevista para 2024, o mais novo veículo elétrico combina o design específico da marca — o trabalho do Honda Design Studio em Los Angeles — e a plataforma Ultium, de origem General Motors.
A Honda diz que o Prologue complementará sua linha de SUVs, pois estará posicionado acima do CR-V e ao lado do Passport, oferecendo generoso espaço para passageiros e bagagens. O SUV elétrico tem uma distância entre-eixos de 3.093 mm — idêntica ao Cadillac Lyriq e Chevrolet Blazer EV — e é cerca de 203 mm mais longo e 127 mm mais largo que o novo Honda CR-V 2023.
As dimensões exatas são 4.876 mm de comprimento, 1.988 mm de largura e 1.643 mm de altura. Para comparação, o Cadillac Lyriq é ligeiramente mais longo (4.996 mm) e o Blazer EV tem 4.927 mm de comprimento. Afirma-se que a cabine oferece amplo espaço para passageiros e carga, embora a Honda ainda não tenha divulgados os detalhes.
A montadora fala muito sobre o design, que descreve como "Neo-Rugged" com uma proposta limpa e simples. Os destaques incluem um painel dianteiro influenciado pelo exterior característico do compacto elétrico Honda e, elegantes lanternas horizontais unidas por um elemento de acabamento com o nome Honda em uma tipografia estilizada, grandes rodas de 21 polegadas e teto panorâmico.
O SUV elétrico apresenta um interior rico em tecnologia com um painel que possui uma tela para o motorista totalmente digital de 11 polegadas e outra tela para o sistema de informação e entretenimento com 11,3 polegadas.
Também podemos ver botões físicos para o controle de climatização e aquecimento do assento sob a tela central sensível ao toque, volante multifuncional, console central alto com uma almofada de carregamento sem fio para o celular, dois porta-copos e um compartimento de armazenamento coberto sob o descanso de braço central.
"Nosso objetivo era criar uma harmonia limpa baseada em uma imagem robusta de SUV, coordenando as cores e materiais para expressar estilo de design neo-robusto que é familiar para nossos clientes e exclusivamente Honda."
Masaki Sumimoto, líder de design para a Cor, Materiais e Acabamento
A Honda não está falando de motores por enquanto, mas diz que o Prologue estará disponível com tração integral. Podemos esperar que ele 'empreste' configurações de motor duplo disponíveis para o Chevrolet Blazer EV. Assim como o Blazer EV, a escolha base deve ser um único motor elétrico de tração traseira com autonomia de cerca de 402 quilômetros.
A montadora japonesa planeja lançar 30 novos veículos elétricos em todo o mundo até 2030, com um volume global de vendas de 2 milhões de unidades. Na América do Norte, a expansão começará com o Prologue em 2024, seguido pelos modelos baseados na própria e:Arquitetura da Honda em 2026 e uma nova série de carros elétricos acessíveis desenvolvidos em parceria com a GM em 2027. Todos esses modelos serão feitos na América do Norte.
Fonte: Honda Motor Company
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Marca Scout da VW já está pensando em um 3º veículo elétrico menor
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?