A Renault e a Nissan entraram em uma parceria profunda chamada de 'Aliança' em 1999, que funcionou muito bem até 2018, quando seu então CEO Carlos Ghosn foi preso no Japão em 2018, depois foi seguido pela pandemia. Agora parece que a Aliança pode estar enfrentando seu maior abalo desde 2018, dado que a Renault está procurando dividir suas operações de carros a combustão e elétricos.

A Nissan não está totalmente a bordo desta proposta e pode estar procurando mudar a natureza da Aliança, especialmente porque ela não tem ido tão bem quanto antes. Por exemplo, logo após a Nissan comprar uma participação acionária na Mitsubishi (uma parte da Aliança desde 2016), o grupo teve lucros operacionais recordes, vendendo mais de 10 milhões de veículos em todo o mundo naquele ano.

Depois vieram os problemas de Carlos Ghosn com as autoridades japonesas depois que ele aparentemente subnotificou seu salário na década anterior. Ghosn renunciou à sua posição, depois fugiu do Japão e escapou da prisão, e a Aliança não se recuperou desde então, especialmente desde que a pandemia atingiu o mundo pouco tempo depois, afetando seriamente muitos de seus planos.

Este ano, o CEO da Renault, Luca de Meo, anunciou que estava procurando dividir os segmentos de carros a combustão e carros elétricos da Renault em duas entidades separadas e planeja detalhar mais sobre isso em uma apresentação especial que será realizada em 9 de novembro. Essa pode ser a razão pela qual a Nissan supostamente quer reduzir sua participação na Renault para que possa investir na nova divisão VE separada da montadora francesa.

Renault Megane E-Tech no Brasil

A Renault também está supostamente procurando reduzir a participação de 43% que atualmente detém da Nissan (no valor estimado de 6,1 bilhões de euros) para apenas 15%. Curiosamente, essa é a mesma porcentagem da Renault que pertence à Nissan, essencialmente dando à empresa francesa uma participação mais controladora na Aliança.

Este é aparentemente um ponto de discórdia entre as duas montadoras e a Nissan vai querer resolver isso, pois medidas estão sendo tomadas para mudar a natureza de sua cooperação, a fim de que ambas as empresas permaneçam competitivas à medida que a indústria se move cada vez mais em direção aos veículos elétricos. O Automotive News Europe observa que a Nissan pode até estar procurando levantar dinheiro para comprar de volta ações da Renault, embora isso não tenha sido confirmado oficialmente.