A Volkswagen está trabalhando para lançar uma versão SUV do já conhecido Volkswagen ID.3, aproveitando o momento em que o segmento de SUVs elétricos compactos cresce rapidamente no mundo inteiro.

Segundo a reportagem da Autocar, foi o próprio CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, que confirmou a informação:

"trabalhando duro para desenvolver um SUV compacto adicional baseado no ID 3 para que possamos também lançar um produto Volkswagen neste segmento de veículos de rápido crescimento"

Galeria: Volkswagen ID.3 e ID.4 no Brasil

Vale lembrar que o ID.4 atualmente é o menor SUV elétrico da montadora alemã e está posicionado acima do ID.3. Nesse cenário, a Volkswagen quer explorar o segmento de crossovers menores, desenvolvendo um modelo baseado no próprio ID.3 e que terá a função de ser um SUV elétrico mais acessível.  

Enquanto o ID.4 mede 4,58 metros de comprimento, o ID.3 é bem menor, ficando nos 4,26 metros. Essa diferença de porte permitirá à marca explorar um segmento mais acessível, onde estão modelos como o Peugeot e-2008 (que chegará ao Brasil no mês que vem) e Bolt EUV (previsto para estrear por aqui em 2023). 

VW ID.life (2021)

VW ID.Life (2021)

Mas os planos da Volkswagen não param por aí: a marca alemã trabalha em dois carros elétricos de entrada (provavelmente ID.1 e ID.2), que terão preço estimado na casa dos 20.000 euros (R$ 108.000) e serão equivalentes a modelos a combustão como o Polo e o T-Cross, em termos de proposta. 

Tudo isso dentro do plano estratégico de lançar 10 novos veículos elétricos 2026, o que permitirá à Volkswagen ter a maior linha de EVs da indústria automotiva, segundo as palavras de Schäfer. 

"Desde o carro elétrico básico com um preço-alvo inferior a 25.000 euros até o Volkswagen ID. Buzz e o novo carro-chefe Volkswagen ID. Aero, teremos a linha certa em cada segmento"

A maioria desses modelos será desenvolvida na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, que atualmente serve de base aos modelos ID.3, ID.4, ID.5, ID.6 e ID. Buzz. Nesse sentido, o executivo alemão diz que o grupo continua a fazer "avanços significativos, por exemplo em termos de alcance, desempenho e características úteis".

Considerando o que a Volkswagen tem declarado ultimamente, a MEB está sendo constantemente melhorada e servirá para os próximos lançamentos até a segunda metade da década. A partir daí, devem começar a surgir os modelos feitos sobre a arquitetura chamada SSP (Scalable Systems Platform), mais moderna e que será a plataforma de referência para os veículos elétricos de volume do grupo.

Fonte: AutoCar