A estratégia de eletrificação da GM será bem agressiva para avançar na participação de mercado, com os executivos da empresa afirmando que não serão praticados preços "oportunistas" para seus próximos lançamentos de veículos elétricos. Será uma abordagem de longo prazo e com valores 'honestos' para a realidade de cada segmento, segundo as palavras da própria marca.

A montadora norte-americana não quer afastar os futuros clientes de veículos elétricos tabelando os modelos com preços muito altos. Essas foram as palavras de Mark Reuss no começo do mês em um evento para investidores da empresa em Nova York, segundo a apuração do site Automotive News.

Cadillac Celestiq - apresentação oficial

Cadillac Celestiq - apresentação oficial

O plano estratégico da GM prevê o lançamento de vários carros elétricos, incluindo a marca Chevrolet, que verá a estreia de modelos como o Equinox EV, Blazer EV e Silverado EV já nos próximos meses, sendo que os dois primeiros já estão confirmados para o Brasil, com previsão de estreia entre o final de 2023 e início de 2024. 

Além disso, o cronograma de transição energética da empresa será ainda mais agressivo com as marcas Cadillac e Buick, que serão totalmente elétricas até 2030, enquanto o restante da linha se prepara para encerrar os modelos a combustão em 2035.

Interior Chevrolet Blazer EV SS 2024

Chevrolet Blazer EV SS - interior

Pesquisas mostram que boa parte dos consumidores estão dispostos a pagar 'um pouco' mais caro pelos veículos elétricos, ao menos por enquanto. E considerando esses dados, a ideia no longo prazo é oferecer elétricos com preços similares aos seus equivalentes com motor a combustão. 

O executivo disse que a missão da GM é oferecer:

"veículos realmente bons a preços de segmento apropriados que não custam a ninguém mais caro do que o que eles estavam pagando para ter um modelo equivalente a combustão."

E acrescentou: 

"É nosso trabalho entregar o valor comercial, ser capaz de fazer isso em margens que eram semelhantes – ou, em alguns casos, acima – do que fizemos em um veículo a combustão... Ser oportunista com preços não é o que estamos fazendo aqui. Estamos no jogo e vamos cativar clientes para a vida toda."

Chevrolet Equinox EV 2024

Chevrolet Equinox EV

É interessante esse ponto de vista, ainda que haja muitas dificuldades a serem superadas para a massificação dos carros elétricos. Além disso, a empresa afirma que estará atenta aos clientes e quantidade de pedidos para modelos novos para evitar a cobrança de ágio e práticas afins, nem que para isso tenha que limitar as reservas e perder vendas.  

"Preferimos correr o risco de que os pedidos se percam ou os clientes de repente fujam da mudança para veículos elétricos, em vez de nos colocarmos em uma posição em que estamos expondo o cliente à nossa incapacidade de gerenciar os custos de produção do negócio." disse o CFO da empresa, Paul Jacobson.

Atualmente, a GM já possui no mercado os veículos elétricos Cadillac Lyric e GMC Hummer EV, além dos já conhecidos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV, este último com lançamento confirmado no Brasil para as próximas semanas. De fato, a proposta da GM com relação a preços mais acessíveis é muito promissora, mas precisaremos de mais tempo e novos lançamentos de veículos elétricos para ver se ela realmente se concretizará.