Num 2022 ainda atormentado pelas consequências da pandemia e pela inflação, o carro elétrico ainda consegue conquistar seu espaço. Serão 7,8 milhões de veículos elétricos (BEV) vendidos em todo o mundo, em comparação com 4,2 milhões em 2021. Isso significa um crescimento de 70 por cento.

Mas quem são os vencedores e os perdedores do ano? Para saber, os times das várias edições de InsideEVs e Motor1.com juntaram forças e reuniram os dados disponíveis a fim de reconstruir uma visão global do mercado.

Itália vai mal

E vamos começar pela Itália, onde os veículos elétricos a bateria (BEVs) totalizaram 49.536 emplacamentos, menos 27% a mais do que os 67.500 em 2021. O market share também caiu, de 4,6 para 3,7% (-0,9%) entre os mais de 1,3 milhão de vendas totais.

E o dono da bola é, uma vez mais, o Fiat 500e, que conquistou de 6.285 compradores. Segue-se o smart fortwo (4,545) e o Tesla Model Y (4,276). Assim, parece que os italianos, quando se trata de carros movidos a bateria, tem sua maioria nos carros pequenos.

País 1º lugar 2º lugar 3º lugar Vendas e participação de mercado
Itália Fiat 500e
(6.285)
smart fortwo
(4.545)
Tesla Model Y
(4.276)
49,536
(3,7%)
Fiat 500 conversível elétrico (2022) em teste
Smart ForTwo
Carregamento do Tesla Model Y em uma estação Supercharger

China assusta, EUA cresce

Por outro lado, a China está em plena expansão, com um total de 5.365.000 vendas (de um total de 26.864.000 no país e 7,8 milhões de VE em todo o mundo), representando um impressionante 20% do mercado. Nesta fase, o Wuling HongGuang Mini EV triunfa (443.384 emplacamentos), vencendo Tesla Model Y (315.314) e BYD Dolphin (204.895).

Os Estados Unidos também se saíram bem, avançando para 740.714 unidades emplacadas (5,4% do total de 13.828.331). E a campeã indiscutível é a Tesla, ocupando o primeiro e segundo lugares com o Model Y (208.316) e o seu primo Model 3 (189.206). O último lugar no pódio vai para o Ford Mustang Mach-E (39.458).

Os carros elétricos mais vendidos na China e nos EUA em 2022

País 1º lugar Vendas e
quota de mercado
China Wuling H. Mini EV
(443.384)
Tesla Model Y (315.314) BYD Dolphin (204.895) 5.365.000
(20%)
Estados Unidos da América Tesla Model Y (208.316)

Tesla Model 3

(189.206)

Ford Mustang Mach-E
(39.458)
740.714
(5,4%)
wulling mini ev

Europa avança

Contudo, se olharmos para o market share, em vez dos números absolutos, então é a Alemanha que se sai melhor depois da China. Em solo alemão, os carros elétricos conquistam 17,7% do mercado, graças a 470.559 entregas de um total de 2.651.357. E, tal como nos EUA, são o Tesla Model Y e o Model 3 que figuram no topo (35.426 e 33.841 vendas, respectivamente). E o terceiro lugar vai para o Fiat 500e italiano (29.637).

Depois há o Reino Unido, onde os totalmente elétricos já respondem por 16,6% (267.203 de um total de 1.614.063). Quem ganha? Tesla Model Y e Model 3 novamente (35.455 e 19.071 vendas respectivamente). A seguir vem o Kia Niro (11.197).

Peugeot e208
Tesla Model 3 - carregamento

E a França? O mercado de elétricos voa a 12,2% (203.121 emplacamentos de um total de 1.659.000). Os melhores do segmento são o Peugeot e208 (19.219), Dacia Spring (18.326) e Tesla Model 3 (17.005).

Os dados, portanto, falam por si: nenhum grande mercado na Europa está ficando para trás como a Itália. Incluindo a Espanha, apesar de uma participação de mercado muito próxima: 3,8%. Isto graças a 30.541 emplacamentos, que tomam o seu lugar entre as 813.396 entregas totais. E os carros elétricos mais populares são o Tesla Model 3 (2.676), Fiat 500e (1.867) e Tesla Model Y (1.866).

Para o Velho Continente, a Hungria fecha com uma participação de mercado ainda superior à italiana: 4,1%. Os números absolutos são, no entanto, mais baixos. Estamos falando de 5.242 veículos elétricos a bateria vendidos, de um total de 129.297 carros. O ranking traz o Tesla Model 3 (397) na liderança, e depois, num empate, Dacia Spring e Kia Niro (386). 

Os carros elétricos mais vendidos na Europa em 2022 (principais mercados)

País 1º lugar 2º lugar 3º lugar Vendas e participação de mercado
Alemanha Tesla Model Y
(35,426)
Tesla Model 3
(33,841)
Fiat 500
(29,637)
470.559
(17,7%)
Reino Unido Tesla Model Y
(35,551)
Tesla Model 3
(19,071)
Kia Niro
(11,197)
267.203
(16,6%)
França Peugeot e208 (19,219) Dacia Spring
(18,326)
Tesla Model 3
(17,005)
203,121
(12,2%)
Hungria Tesla Model 3
(397)
Dacia Spring
(386)
Kia Niro
(386)
5.242
(4,1%)
Espanha Tesla Model 3
(2,676)
Fiat 500e
(1,867)
Tesla Model Y
(1,866)
30.541
(3,8%)

O que acontece na Índia e na Rússia

Passamos agora para o outro lado do mundo para descobrir um dos mercados a ficar de olho nos próximos anos: a Índia. Ali, o carro elétrico atingiu 1,3% (48.563 emplacamentos de um total de 3.820.045). Graças principalmente a Tata, primeiro e segundo lugares com Nexon EV (29.258) e Tigor EV (12.022). O terceiro é o MG ZS (4.494).

Rússia, por outro lado, caiu, registando apenas 368 emplacamentos de elétricos, numa região onde os automóveis em geral caíram para 652.240 entregas. Neste contexto longe de ser cor-de-rosa, são os veículos premium e de luxo que se mantêm (mais ou menos): Porsche Taycan (152), Audi e-tron (118) e Audi e-tron Sportback (91).

Tata Nexon EV (5)
Porsche Taycan Turbo com 134.911 km
Volvo XC40 P6 no Electric Experience 2022
BMW iX exterior

O resto do mundo

O ranking é também liderado pela Tesla na Austrália (Model 3 com 10.877 e Model Y com 8.716), enquanto no Brasil e na Turquia Volvo XC40 e BMW iX lideram (1.915 e 1.502 respectivamente). Os últimos entre os países 'pesquisados' são a Argentina (Coradir Tito; 193) e a Indonésia (Wuling Air EV; 8.053).

Os carros elétricos mais vendidos do mundo em 2022

País 1º lugar 2º lugar 3º lugar Vendas e
participação de mercado
Argentina Coradir Tito
(193)
Nissan Leaf
(37)
Sero Electric
(10)
244
(0,1%)
Austrália Tesla Model 3
(10,877)
Tesla Model Y
(8,716)
BYD Act 3
(2,113)
33.271
(3,2%)
Brasil Volvo XC40
(1,915)
Caoa Chery ICar
(785)
JAC E-JS1
(610)
8.460
(0,4%)
China Asa H. Mini EV
(443,384)
Tesla Model Y (315,314) BYD Golfinho (204,895) 5,365,000
(20%)
França Peugeot e208 (19,219) Dacia Spring
(18,326)
Tesla Model 3
(17,005)
203,121
(12,2%)
Alemanha Tesla Model Y
(35,426)
Tesla Modelo 3
(33,841)
Fiat 500
(29,637)
470.559
(17,7%)
Índia Tata Nexon EV
(29,258)
Tata Tigor EV
(12,022)
MG ZS
(4,494)
48,563
(1,3%)
Indonésia Wuling Air EV
(8,053)
Hyundai Ioniq 5 (1,829) Lexus UX
(127)
10,149
(1,1%)
Itália Fiat 500e
(6,285)
smart fortwo
(4,545)
Tesla Model Y
(4,276)
49,536
(3,7%)
Reino Unido Tesla Model Y
(35,551)
Tesla Model 3
(19,071)
Kia Niro
(11,197)
267.203
(16,6%)
Rússia Porsche Taycan
(152)
Audi e-tron
(118)
Audi e-tron Sportback (91) 368
(0,1%)
Espanha Tesla Model 3
(2,676)
Fiat 500e
(1,867)
Tesla Model Y
(1,866)
30.541
(3,8%)
Estados Unidos da América Tesla Model Y (208,316) Tesla Modelo 3 (189,206) Ford M. Mach-E
(39,458)
740.714
(5,4%)
Turquia BMW iX
(1,502)
Renault Zoe
(1,155)
Skywell ET5
(1,150)
8,210
(1%)
Hungria Tesla Model 3
(397)
Dacia Spring
(386)
Kia Niro
(386)
5.242
(4,1%)

 Os mais vendidos por país em 2022

  • Argentina: Coradir Tito (193)
  • Austrália: Tesla Modelo 3 (10.877)
  • Brasil: Volvo XC40 (1.915)
  • China: Wuling HongGuang Mini EV (443.384)
  • França: Peugeot e208 (19.219)
  • Alemanha: Tesla Modelo Y (35.426)
  • Índia: Tata Nexon EV (29.258)
  • Indonésia: Wuling Air EV (8.053)
  • Itália: Fiat 500e (6.285)
  • Reino Unido: Tesla Modelo Y (35.551)
  • Rússia: Porsche Taycan (152)
  • Espanha: Tesla Modelo 3 (2.676)
  • Estados Unidos: Tesla Model Y (208.316)
  • Turquia: BMW iX (1.502)
  • Hungria: Tesla Model 3 (397)