Não é novidade que a BYD tem planos ambiciosos para a Europa, onde pretende não apenas vender veículos elétricos, mas também se estabelecer como um grande produtor local de automóveis. 

Depois de apresentar três veículos elétricos para o Velho Continente (Tan, Han e Yuan Plus), a montadora chinesa tem como objetivo descentralizar a produção na Europa. E para colocar o plano em prática, precisa de um local para estabelecer sua fábrica. 

Galeria: SUV elétrico BYD Atto 3 no Salão de Paris

No caso, uma das possibilidades é a compra da fábrica que pertence à Ford e fica em Saarlouis, no oeste da Alemanha. Um local histórico para a montadora norte-americana, que há muitos anos produz o Ford Focus por lá. 

A matéria publicada pelo norte-americano Wall Street Journal também mencionou que os executivos da Ford estariam prontos para viajar para a China no decorrer da próxima semana para selar um acordo.

Diante desse movimento, fica uma dúvida: por que a Ford abriria mão de uma fábrica tão importante e estratégica?

BYD e-platform 3 (6) - baterias Blade

Entre as respostas, podemos supor que esteja a já anunciada aposentadoria definitiva do Ford Focus, prevista para 2025, ou seja, daqui a cerca de dois anos. Com isso, o Oval Azul poderia se dedicar com afinco aos veículos elétricos de passageiros e comerciais leves.  

Líder mundial na produção de veículos eletrificados (elétricos + híbridos plug-in), a montador chinesa pretende se estabelecer em várias regiões do mundo, e a Europa será crucial nesse processo. No entanto, a matéria do Wall Street Journal também informou que, além da BYD, haveria outros 15 investidores de olho na mesma fábrica.

No Brasil, a BYD também negocia a instalação de fábricas, tanto para a produção de automóveis, quanto para caminhões e ônibus, além de baterias para veículos elétricos, inclusive, para atender ao mercado externo.

Fonte: InsideEVs Itália