Audi Q4 e-tron, aguardado no Brasil, tem autonomia de 435 km nos EUA
SUV elétrico de entrada da Audi chega à linha 2023 com novos dados de alcance e preço mais alto
A Audi lançou a linha 2023 dos modelos Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback nos Estados Unidos. O SUV elétrico de entrada da marca alemã, que foi lançado por lá no ano passado, recebeu algumas atualizações em termos de especificações e ficou um pouco mais caro, com destaque negativo para a falta de elegibilidade para o crédito fiscal federal de US$ 7.500.
Nos Estados Unidos, o Q4 e-tron é vendido em três versões: Q4 e-tron de tração traseira, Q4 e-tron de tração nas quatro rodas e Q4 e-tron Sportback de tração nas quatro rodas. Todas as três versões estão equipadas com uma bateria de 82 kWh (76,6 kWh úteis) e um motor elétrico de 150 kW (204 cv) no eixo traseiro - no caso da variante de tração integral há também um motor elétrico adicional de 80 kW na dianteira.
Galeria: Audi Q4 e-tron 2023 (EUA)
Entre as novidades, estão os novos números de alcance: de acordo com os dados oficiais da EPA, a agência ambiental norte-americana, a autonomia combinada do Audi Q4 40 e-tron de entrada é de 265 milhas (426 km), enquanto o modelo com tração integral tem 236 milhas (380 km) de alcance, ou seja, uma redução de 2% no caso deste último, em relação ao ano modelo 2022.
Mais caro
No entanto, a principal mudança para o ano-modelo de 2023 é o preço, que teve forte reajuste (entre US$ 5.300 e US$ 5.900), na comparação com os valores iniciais do final de 2021.
Agora, o Audi Q4 e-tron parte de US$ 49.800, mais o frete de US$ 1.195 (US$ 100 a mais), o que dá um total de US$ 50.995 (R$ 263.500). Nesse caso, não há o benefício do crédito fiscal federal de US$ 7.500 porque o Audi Q4 e-tron é importado da Europa.
Já o Q4 e-tron de tração integral tem um preço sugerido de US$ 55.200, enquanto o Audi Q4 e-tron Sportback começa em US$ 58.200 (R$ 301.000). Isso representa um aumento de cerca de US$ 13.000 nos preços efetivos.
A Audi anunciou algumas mudanças na linha 2023, que inclui acabamento das versões de topo como item de série para toda a linha, faróis Matrix com luzes diurnas digitais e assinaturas de luz personalizáveis, bem como animação para os faróis e lanternas, tela central de 11,6" como item de série e head-up display de realidade aumentada.
Especificações
Modelo | Tração | Bateria (kWh) |
Alcance EPA |
0-96 km/h |
Velocidade máxima |
Audi Q4 e-tron 40 19" | RWD | 82 | 265 mi (426 km) |
7.9 | 159 km/h |
Audi Q4 e-tron 50 quattro 19" | AWD | 82 | 236 mi (380 km) |
5.8 | 180 km/h |
Audi Q4 e-tron Sportback 50 quattro 20" | AWD | 82 | 242 mi (389 km) |
5.8 | 180 km/h |
Agora, a expectativa fica por conta das vendas do Q4 e-tron por lá, o que pode definir sua produção local no futuro, a exemplo do Volkswagen ID.4, com o qual compartilha a plataforma MEB. Com isso, o SUV elétrico da Audi teria acesso aos incentivos do governo americano, baixando os preços da linha.
Enquanto isso, o Audi Q4 e-tron já foi flagrado em testes no Brasil, onde seu lançamento ainda não confirmado de forma oficial, mas acreditamos que seja questão de tempo para que isso ocorra. O motivo da demora se deve, principalmente, à oferta ainda limitada, que neste primeiro momento tem como foco atender ao mercado europeu.
Fonte: InsideEVs EUA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aguardado no Brasil, Audi Q4 E-Tron ganha mais potência e autonomia
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
VW suspende produção de elétricos de novo, mas não por culpa da demanda
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
Novo Audi Q4 e-tron é flagrado no Brasil para encarar Volvo XC40