A Audi lançou a linha 2023 dos modelos Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback nos Estados Unidos. O SUV elétrico de entrada da marca alemã, que foi lançado por lá no ano passado, recebeu algumas atualizações em termos de especificações e ficou um pouco mais caro, com destaque negativo para a falta de elegibilidade para o crédito fiscal federal de US$ 7.500.
Nos Estados Unidos, o Q4 e-tron é vendido em três versões: Q4 e-tron de tração traseira, Q4 e-tron de tração nas quatro rodas e Q4 e-tron Sportback de tração nas quatro rodas. Todas as três versões estão equipadas com uma bateria de 82 kWh (76,6 kWh úteis) e um motor elétrico de 150 kW (204 cv) no eixo traseiro - no caso da variante de tração integral há também um motor elétrico adicional de 80 kW na dianteira.
Entre as novidades, estão os novos números de alcance: de acordo com os dados oficiais da EPA, a agência ambiental norte-americana, a autonomia combinada do Audi Q4 40 e-tron de entrada é de 265 milhas (426 km), enquanto o modelo com tração integral tem 236 milhas (380 km) de alcance, ou seja, uma redução de 2% no caso deste último, em relação ao ano modelo 2022.
No entanto, a principal mudança para o ano-modelo de 2023 é o preço, que teve forte reajuste (entre US$ 5.300 e US$ 5.900), na comparação com os valores iniciais do final de 2021.
Agora, o Audi Q4 e-tron parte de US$ 49.800, mais o frete de US$ 1.195 (US$ 100 a mais), o que dá um total de US$ 50.995 (R$ 263.500). Nesse caso, não há o benefício do crédito fiscal federal de US$ 7.500 porque o Audi Q4 e-tron é importado da Europa.
Já o Q4 e-tron de tração integral tem um preço sugerido de US$ 55.200, enquanto o Audi Q4 e-tron Sportback começa em US$ 58.200 (R$ 301.000). Isso representa um aumento de cerca de US$ 13.000 nos preços efetivos.
A Audi anunciou algumas mudanças na linha 2023, que inclui acabamento das versões de topo como item de série para toda a linha, faróis Matrix com luzes diurnas digitais e assinaturas de luz personalizáveis, bem como animação para os faróis e lanternas, tela central de 11,6" como item de série e head-up display de realidade aumentada.
Modelo | Tração | Bateria (kWh) |
Alcance EPA |
0-96 km/h |
Velocidade máxima |
Audi Q4 e-tron 40 19" | RWD | 82 | 265 mi (426 km) |
7.9 | 159 km/h |
Audi Q4 e-tron 50 quattro 19" | AWD | 82 | 236 mi (380 km) |
5.8 | 180 km/h |
Audi Q4 e-tron Sportback 50 quattro 20" | AWD | 82 | 242 mi (389 km) |
5.8 | 180 km/h |
Agora, a expectativa fica por conta das vendas do Q4 e-tron por lá, o que pode definir sua produção local no futuro, a exemplo do Volkswagen ID.4, com o qual compartilha a plataforma MEB. Com isso, o SUV elétrico da Audi teria acesso aos incentivos do governo americano, baixando os preços da linha.
Enquanto isso, o Audi Q4 e-tron já foi flagrado em testes no Brasil, onde seu lançamento ainda não confirmado de forma oficial, mas acreditamos que seja questão de tempo para que isso ocorra. O motivo da demora se deve, principalmente, à oferta ainda limitada, que neste primeiro momento tem como foco atender ao mercado europeu.
Fonte: InsideEVs EUA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aguardado no Brasil, Audi Q4 E-Tron ganha mais potência e autonomia
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
VW suspende produção de elétricos de novo, mas não por culpa da demanda
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo Audi Q4 e-tron é flagrado no Brasil para encarar Volvo XC40