Primeiro trem urbano movido a hidrogênio do mundo é apresentado
Desenvolvido na China, novo trem tem autonomia de 600 km e velocidade máxima de 160 km/h
A expansão da malha ferroviária na China é surpreendente pela forma como cresceu em tão pouco tempo, principalmente os trens de alta velocidade regionais. Mas os trens urbanos não foram deixados de lado e até vão além em questão de tecnologia, à exemplo do primeiro trem urbano movido a hidrogênio do mundo que foi apresentado no gigante asiático.
Desenvolvido em conjunto pela CRRC Changchun e Chengdu Railway Group, o novo trem urbano a hidrogênio saiu da linha de produção nos últimos dias de 2022. Segundo a empresa, o trem conta com algumas das mesmas tecnologias do trem de alta velocidade “Fuxing”, que opera a velocidades de até 350 km/h. Mas como estamos falando de um trem de operação urbana, o novo modelo a hidrogênio opera no máximo a 160 km/h com uma composição de quatro vagões.
Para se movimentar, o trem possui um motor elétrico que usa uma combinação de células de combustível de hidrogênio e supercapacitores como fonte de energia. Dessa forma a composição acaba ficando com um visual bem mais “limpo”, já que não precisa da tradicional fonte de alimentação feita por catenária suspensa. Assim, a energia é produzida por meio de reação eletroquímica do hidrogênio e do oxigênio na célula de combustível, o que resulta apenas em água como subproduto, ou seja, livre de emissões de CO2. Com uma única carga, a empresa garante que o trem tem um alcance operacional de até 600 quilômetros.
Com suas quatro composições, o trem a hidrogênio tem a capacidade máxima de transportar 1.502 passageiros, trazendo assentos dispostos tanto lateralmente como virados para frente. Soma ainda displays digitais acima das portas para mostrar o mapa das linhas, além de salão amplo com barras de apoio centralizadas.
Galeria: Trem urbano da CRRC movido a hidrogênio
O trem conta também com recursos de condução inteligentes, como ativação automática, partida e parada e retorno à estação. Os sensores integrados e a comunicação 5G permitem operação automatizada com operador na cabine, além de avaliação do status de funcionamento dos trens para maior segurança.
Fonte: FuelCellsWorks
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mudança nas políticas de hidrogênio dos EUA pode favorecer o Brasil
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Hyundai e Škoda: parceria para hidrogênio e soluções de energia limpa