O novo Volkswagen ID.3 2024 foi revelado de forma oficial nesta quarta-feira (1º). Dois anos e meio após o lançamento no mercado, a montadora alemã fez a estreia da versão facelift do carro elétrico que inaugurou a linha ID.
E olhando por dentro e por fora pode não parecer, mas a Volkswagen diz que o ID.3 2024 recebeu uma atualização abrangente - chega ao ponto de chamá-la de segunda geração - incluindo o mais recente software com novos sistemas de conveniência e assistência.
Em termos de design, as mudanças são muito sutis, mas dão ao ID.3 facelift um visual mais marcante. Na parte externa, a atualização mais visível é o para-choques frontal mais agressivo, com aberturas de ar ampliadas.
Outros ajustes incluem novas assinaturas de luz para os faróis de LED e conjuntos de lanternas - os segmentos óticos localizados na tampa do porta-malas agora também são iluminados - novas rodas de liga leve aero-otimizadas, um teto preto com acabamento em prata fosco nas bordas, e novas cores, incluindo a pintura metálica Dark Olivine Green.
Além disso, o capô do porta-malas frontal agora aparece mais longo porque a faixa preta sob o para-brisa foi removida, com as seções recuadas nas laterais criando a mesma impressão.
Passando para o interior, parece bastante semelhante à do modelo atual, mas a Volkswagen diz que implementou inúmeras sugestões dadas pelos clientes. Entre outras coisas, a experiência tátil foi otimizada graças à melhoria da qualidade dos materiais de acabamento, incluindo superfícies macias e com espuma no cockpit.
Os painéis das portas foram remodelados para incluir superfícies mais macias e maiores, com descansos de braço mais generosos também. O interior do ID.3 está agora completamente livre de materiais de origem animal, com uma alta proporção de materiais reciclados. Por exemplo, o material de microfibras Artvelours Eco usado nas guarnições das portas e nas coberturas dos assentos é feito de 71% de resíduos plásticos reciclados.
Como antes, o VW ID.3 2024 apresenta duas telas independentes, um display compacto de 5,3 polegadas operado por controles de toque no volante multifuncional e uma tela maior de 12 polegadas que controla o sistema de navegação, funções telefônicas, mídia, sistemas de assistência e configurações do veículo.
No departamento de conectividade, o planejador inteligente de rotas de veículos elétricos foi atualizado e melhorado. Por exemplo, em viagens mais longas, ele programa paradas de recarga para que o destino possa ser alcançado o mais rápido possível, utilizando informações e previsões de tráfego atuais, além do nível de carga da bateria.
A arquitetura eletrônica do Volkswagen ID.3 adota um novo conceito, utilizando dois computadores de alto desempenho conhecidos como ICAS (In-Car Application Servers) como os principais componentes. Estes computadores resolvem uma série de tarefas que de outra forma são distribuídas entre um grande número de computadores menores. Dito isto, as funções básicas do veículo permanecem em suas unidades de controle separadas.
As atualizações na área de sistemas de assistência incluem o uso de dados de nuvem no recurso Travel Assist, enquanto o Park Assist Plus com função de memória permite a recuperação automática e o uso de manobras de estacionamento salvas.
O ID.3 facelift continua com o mesmo motor de acionamento elétrico montado na parte traseira de 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm de torque. Os conjuntos de baterias de 58 kWh e 77 kWh continuam disponíveis com as mesmas classificações de faixa WLTP.
O maior permite um alcance de até 546 quilômetros no ID.3 Pro S, enquanto o menor oferece 426 km de alcance no ID.3 Pro. A Volkswagen disse que uma bateria menor está planejada para o futuro, mas não forneceu nenhum detalhe.
Em uma estação de carga rápida DC, a bateria de 77 kWh do ID.3 Pro S pode carregar de 5 a 80% em 30 minutos a uma taxa de até 170 kW. A bateria de 58 kWh do ID.3 Pro precisa de 35 minutos para completar o mesmo ciclo de carregamento a 120 kW.
A Volkswagen não disse quando o ID.3 facelift começará a ser enviado aos clientes na Europa, mas de acordo com apurações anteriores, elas acontecerão no quarto trimestre de 2023.
Apresentado no Brasil em 2021, o Volkswagen ID.3 foi (e ainda é) especulado para o nosso mercado, mas a Volkswagen nunca confirmou que haveria um lançamento oficial. Dessa forma, o hatch elétrico segue indefinido por aqui, se é que realmente virá...
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km