VW anuncia 1º gigafábrica de baterias para carros elétricos fora da Europa

A fábrica de baterias do grupo alemão será sediada em St. Thomas, Ontário: iniciará a produção em 2027

L'annuncio della costruzione della gigafactory canadese di Volkswagen L'annuncio della costruzione della gigafactory canadese di Volkswagen

A Volkswagen já decidiu: sua primeira gigafábrica fora da Europa será construída no Canadá. Depois de muitos rumores, o anúncio oficial finalmente chegou. A fábrica será localizada, mais precisamente, em St. Thomas, na província de Ontário.

Com a nova fábrica, embora não esteja localizada estritamente dentro do território dos Estados Unidos, a Volkswagen espera poder ter acesso ao crédito fiscal de US$ 7.500 proposto pela administração Biden para apoiar a mobilidade elétrica no país.

A nova Volkswagen Gigafactory será gerenciada por uma joint venture criada pela Volkswagen e Power Co, a empresa fabricante de baterias do grupo que está gerenciando o plano de US$ 20 bilhões que Wolfsburg está perseguindo nesta área e que também levará à criação de 20.000 empregos.

Da Europa ao Canadá

A fábrica St. Thomas Gigafactory será a terceira a ser construída pela Volkswagen. As duas primeiras fábricas serão construídas em Salzgitter, Alemanha, e Valência, Espanha. Continuando com a questão das baterias, o grupo alemão também firmou uma parceria com a Northvolt, que, graças ao apoio de Wolfsburg, iniciou a produção de baterias na fábrica Skelleftea, na Suécia. Mas aqui a empresa que opera a fábrica é diferente.

Baterias de última geração

A decisão de construir uma Gigafactory em Ontário foi tomada como resultado do acordo alcançado com o governo canadense, com o qual a Volkswagen assinou um memorando de entendimento para "a criação de valor no setor de baterias e a segurança das matérias-primas a fim de promover a mobilidade elétrica no país".

Na nova gigafábrica canadense, a Volkswagen produzirá células de próxima geração. Estas são as células unificadas prismáticas que o grupo utilizará para a grande maioria dos veículos elétricos a serem produzidos no futuro próximo. Elas, como explicado no dia de sua apresentação, reduzirão drasticamente o tempo e os custos de produção.

Falando em células inovadoras, a Volkswagen também está trabalhando na tecnologia de estado sólido. Nesta frente, a colaboração com a QuantumScape, uma empresa americana que é uma das mais promissoras no cenário mundial no que diz respeito a esta tecnologia, é bem conhecida.