Menos de um ano depois de ter iniciado sua primeira fábrica de células de bateria em Salzgitter, Alemanha, o Grupo Volkswagen deu o sinal verde para a construção de sua segunda fábrica de células PowerCo na região espanhola de Valência.
A Gigafactory Valencia iniciará a produção de células unificadas em 2026 e empregará diretamente mais de 3.000 pessoas no futuro, com uma estimativa de até 30.000 empregos indiretos potencialmente sendo criados em fornecedores e parceiros na Espanha.
A Volkswagen estima que a capacidade de produção anual inicial será de 40 GWh, com potencial para expandi-la para 60 GWh no futuro. A fábrica está sendo construída sobre uma área de cerca de 321 acres (130 hectares) em Sagunto, 18 milhas (30 quilômetros) ao norte de Valência.
Contando com o parque de fornecedores projetado, que será construído paralelamente à fábrica da PowerCo, a área chega a ser de 200 hectares.
A Volkswagen diz que os principais fatores que levaram à decisão de construir a unidade em Valência incluíram a disponibilidade de eletricidade verde de baixo custo, o cluster regional de pesquisa e inovação, bem como a boa infraestrutura de transporte e a proximidade com os locais de produção espanhóis do grupo.
A gigafábrica de Valência fornecerá células unificadas para as fábricas de montagem de veículos em Martorell e Pamplona, entre outras localidades. Estas fábricas construirão os futuros carros elétricos de entrada do Grupo Volkswagen sob as marcas Volkswagen, Cupra, e Skoda.
"Estamos entrando na via rápida com a PowerCo. Acabamos de abrir caminho para a segunda gigafábrica da PowerCo em Valência, e já estamos dando o próximo passo com o anúncio de outra gigafábrica em St. Thomas, Canadá. Nosso objetivo é fazer da PowerCo um player global no ramo de baterias e abrir caminho para uma melhor mobilidade com células de baterias fabricadas de forma sustentável. A gigafábrica de Valência é um marco importante nisso".
Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração responsável pela Tecnologia do Grupo e Presidente do Conselho Supervisor da PowerCo SE
A PowerCo pretende fabricar baterias sustentáveis em Valência, com a fábrica de células a ser abastecida completamente com eletricidade verde gerada por energia solar e eólica, inclusive a partir de um novo parque solar de 250 hectares nas proximidades imediatas.
Assim como na fábrica de Salzgiga, o investimento será realizado pela PowerCo do Grupo Volkswagen, uma empresa de baterias separada. Desde seu lançamento em julho de 2022, a PowerCo decidiu três locais para fábricas de células: Salzgitter, Valência, e St. Thomas em Ontário, Canadá.
As instalações na Europa já estão em construção e abrirão em 2025 e 2026, respectivamente, enquanto a unidade canadense está programada para iniciar a produção em 2027.
Fonte: Volkswagen Group
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos