A Volkswagen está definitivamente migrando para os carros elétricos, pelo menos na Europa. Em uma longa entrevista para a publicação alemã Automobilwoche, o CEO da marca Volkswagen Thomas Schäfer falou sobre o que o futuro reserva para a marca de Wolfsburg.
Inevitavelmente, a discussão girou em torno de veículos elétricos e como o impulso de emissão zero sinaliza o início do fim para carros equipados com motores de combustão interna. Para esse fim, o número um revelou que a VW está quase encerrando o lançamento de novos carros movidos a combustão.
No final deste ano, a marca alemã pretende lançar a próxima geração do Passat (apenas como sedã ID.7) e Tiguan. Em 2024, seguirá um novo Tayron (SUV compacto para a China), juntamente com um T-Roc renovado em 2025. Schäfer diz que estes serão os últimos modelos da próxima geração de modelos a combustão e estarão disponíveis nos anos 2030:
"O T-Roc é o último novo motor de combustão na Europa que vemos no horizonte. Naturalmente, os outros recebem atualizações de produtos ainda maiores. Mas veículos completamente novos não estão no plano depois disso, pelo menos não até agora".
VW ID.7, o "Passat elétrico"
E quanto ao Golf? Uma "grande atualização de produto" será introduzida em 2024 para manter o modelo fresco e competitivo até o final da década. Uma nona geração com motores a gasolina/diesel não está nos planos, mas o chefão da VW não o descarta completamente: "Se o mundo se desenvolver de forma completamente diferente do esperado até 2026 ou 2027, então também poderemos lançar um veículo completamente novo". Eu não acredito nisso. Até agora, isto não está planejado".
Em outro lugar, Schäfer insinuou que o fim está próximo para o Polo, pois os próximos regulamentos de emissões Euro 7 tornarão os compactos muito caros após a acréscimo de uma configuração híbrida. Ele prosseguiu dizendo que acabaria custando quase tanto quanto o ID.2all previsto para 2025, e "você tem que se perguntar se isso ainda faz sentido" para vender o hatchback movido a combustão.
Volkswagen ID.2all, a prévia do "Golf elétrico"
Um SUV elétrico compacto fabricado em Wolfsburg será lançado em 2026 e o executivo da VW disse que poderia ser chamado de ID. Tiguan. A empresa pretende manter vivos nomes icônicos na era EV, para que os clássicos Golf e Tiguan não sejam aposentados após o fim da era a combustão. Schäfer disse que um Golf elétrico na plataforma MEB/MEB+ não está planejado e que isso só acontecerá na próxima arquitetura SSP, portanto, depois de 2028.
A Volkswagen pretende vender somente veículos elétricos na Europa a partir de 2033, dois anos antes da proibição de vendas de carros novos com motores de combustão entrar em vigor na União Europeia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar