Apresentado em janeiro na CES, nos Estados Unidos, ainda sob pesada camuflagem, o Volkswagen ID.7 já tem data marcada para se tornar conhecido em versão final. De acordo com a imprensa da China, o modelo de produção - sem qualquer disfarce - será apresentado ao público no próximo mês de abril durante o Salão de Xangai. 

Na sequência, o ID.7 entrará em regime de produção em série para, até o final do ano, começar a chegar às lojas da Europa e da própria China. Para o mercado europeu, a produção será concentrada na fábrica de Emden, na Alemanha. A unidade era responsável pela produção do antigo Passat (já fora de linha) e agora está sendo inteiramente reformulada para abrigar a montagem do sucessor elétrico.

Ao todo, o ID.7 mede 4,84 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 1,53 m de altura, além de contar com 2,97 metros de distância entre-eixos. O design segue fielmente a identidade da Volkswagen para modelos elétricos e adota pegada com diversas funções aerodinâmicas. Não por acaso, a Volkswagen declara coeficiente de resistência ao vento de apenas 0,228 Cd.

Por dentro, destaque para o sistema de entretenimento de 15 polegadas com espaço de tela amplo e que sempre contará com um atalho para a função de controle climático. As saídas de ar inteligentes serão controladas digitalmente e a mudança de temperatura será feita usando os controles deslizantes de toque iluminados posicionados abaixo da tela.

Outra inovação será a capacidade do sistema do ar-condicionado de reagir às condições climáticas do próprio ambiente. Na prática, um sensor instalado no pára-brisas irá detectar o ângulo incidente de luz solar em condições com altas temperaturas externas e alta intensidade solar. Dessa forma, se o sol brilhar fortemente em apenas um lado do veículo, o ar-condicionado começará automaticamente a soprar mais ar frio para a zona mais quente.