A bateria de recarga extremamente rápida da Storedot teve uma nova e importante atualização divulgada pela empresa nesta semana. A startup israelense confirmou que está se preparando para iniciar a fase industrial em 2024, com as chamadas células de bateria de alta energia (XFC) sendo produzidas globalmente em três continentes.
O segmento de baterias para a mobilidade elétrica tem diversos produtos e iniciativas em andamento, mas este projeto da Storedot, em particular, tem chamado a atenção pelas possibilidades e aplicação na vida real.
Essas células, quando chegarem definitivamente à produção em escala, podem representar uma mudança profunda no mundo dos carros elétricos. Elas possuem alta densidade de energia e, principalmente, capacidade de carregamento ultrarrápido.
No comunicado oficial, a StoreDot anunciou uma estratégia de fabricação que está focada em localizar sua cadeia de suprimentos nos EUA, Ásia e Europa, permitindo que ela atenda seus clientes OEM em seus próprios locais, reduzindo o impacto de carbono e permitindo a eficiência de produção just-in-time.
Essas baterias serão produzidas em gigafábricas locais existentes e futuras de empresas parceiras, em vez de instalações próprias da Storedot, com produção prevista para começar no final do próximo ano.
"O anúncio de hoje é um marco importante para a StoreDot à medida que construímos nossa cadeia de suprimentos global e pegada de fabricação. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos parceiros OEM nos EUA, Europa e Ásia para fornecê-los com nossas baterias de carregamento extremamente rápido de classe mundial", disse Dr. Doron Myersdorf, CEO da StoreDot.
Até o momento, a startup divulgou diversos avanços no desenvolvimento das células de recarga extremamente rápida, com destaque para o processo colaborativo, onde mais de 15 fabricantes automotivos globais já estão testando essas baterias. Essa rede de parceiros e investidores globais abrangem todo o ecossistema de baterias.
E apenas para ficar nas montadoras, podemos incluir nomes de peso como Daimler, VinFast, Volvo Cars, Polestar e Ola Electric.
No ano passado, a StoreDot revelou seu roteiro estratégico de tecnologia '100inX', que apresentou os protótipos 100in5 (160 km em 5 minutos), 100in3 (160 km em 3 minutos) e 100in2 (160 km em 2 minutos) - três gerações de tecnologias XFC da StoreDot dominante em silício e com arquiteturas estado semi-sólido e pós-lítio - o cronograma prevê a estreia das baterias 100in5 até 2024, 100in3 até 2028 e 100in2 até 2032.
Fonte: Storedot
RECOMENDADO PARA VOCÊ
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
WEG anuncia R$ 1,8 bi para produzir baterias de veículos elétricos no Brasil
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Fabricante de baterias da GWM encerra operações e projetos na Europa