A Tesla abriu um novo tipo de loja que parece mostrar seus processos de fabricação, presumivelmente em uma tentativa de atrair mais clientes em potencial no mercado chinês que é altamente competitivo.

Chamado de "Giga Laboratory" (Laboratório Giga), o novo conceito de varejo foi inaugurado recentemente na China e parece um local imaculado de ficção científica, com carros e acessórios totalmente brancos em exposição, bem como vários componentes relacionados à produção, como robôs de montagem e componentes de veículos elétricos

Loja-laboratório Tesla Giga na China

Uma carroceria semiacabada do Model 3 está pendurada no teto por alguns fios, como se estivesse sendo fabricada no local, e cabines perfeitamente iluminadas funcionam como pedestais para motores elétricos, inversores e outros componentes que foram desenvolvidos e produzidos internamente.

Tudo isso parece bastante futurista e, presumivelmente, tem a função de convencer as pessoas na China de que a fabricante americana de carros elétricos pode fazer frente a gigantes automotivos locais como a BYD, que vendeu cinco vezes mais os chamados veículos de energia nova (carros elétricos puros e híbridos plug-in) nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com a Tesla, que vendeu cerca de 200.000 unidades no país asiático.

A marca de automóveis com sede em Austin anunciou a abertura do novo "Laboratório Giga" em sua conta oficial no Weibo (traduzido para o inglês):

O primeiro "Laboratório GIGA da Tesla" do país fez uma estreia impressionante. A "Loja mais bonita da Tesla em Chengdu" revelou o mistério: Uma experiência imersiva da magia de "construir um carro em 45 segundos". Encontre-se com seus amigos "Converse e faça uma pausa".

Em 2019, a empresa liderada por Elon Musk sinalizou uma mudança de lojas físicas para vendas on-line, mas, como se vê, a Tesla ainda depende muito de espaços físicos para vender seus produtos, vendo como o número de instalações de varejo e serviços mais do que dobrou para aproximadamente 1.000 locais em todo o mundo nos últimos quatro anos.

Além disso, em alguns estados, como Nova York, onde os fabricantes de automóveis não têm permissão para vender veículos diretamente aos clientes, a Tesla conseguiu fechar um acordo com a nação indígena Oneida para construir uma loja no norte do estado de Nova York. Dessa forma, a montadora não é obrigada a vender seus produtos por meio de uma concessionária terceirizada.