A Kibon, marca nacional líder do segmento de sorvetes, anunciou recentemente sua nova frota de veículos elétricos como parte do plano estratégico para neutralizar as emissões da Unilever, multinacional britânica considerada a terceira maior empresa de bens de consumo do mundo. 

E para apoiar a infraestrutura de carregamento, a empresa firmou uma parceria com a GreenV, startup especializada em soluções tecnológicas para a mobilidade elétrica. O acordo prevê a instalação de pontos de carregamento para a nova frota de veículos elétricos da Kibon - até o final do ano, serão instalados um total de 29 carregadores.

Dos 29 pontos de carregamento previstos para 2023, quatro já estão em pleno funcionamento, sendo um deles o Fast Charge de 30 kW e os outros três o Station Parking GreenV de 7kW.

1-Parceria GreenV e Unilever para nova frota de veículos elétricos da Kibon

O primeiro CD da Kibon a receber as versões de carros elétricos é o de Taboão da Serra, que passa a ter cinco veículos de energia 100% limpa na frota, e outros 15 devem ser incorporados nas frotas de CD’s do país até o fim do ano.

O objetivo é que, em 2026, todos os Centros de Distribuição da marca de todo o país tenham veículos elétricos em suas frotas, além de unidades para carregar os automóveis, que têm autonomia de até 250 km com carga total.

Além da instalação física, a GreenV também será responsável pelo gerenciamento dos pontos de recarga. Para isso, a empresa conta com a tecnologia CMS, que monitora os pontos em funcionamento, não só para saber se há algum problema, mas também para trazer informações como a quantidade de energia consumida e quantas vezes os carregadores foram utilizados.

"Estamos muito felizes em firmar essa parceria tão importante em nível nacional, com a Unilever. A inteligência da GreenV nos permite não apenas instalar os pontos de carregamento, mas também fazer a gestão completa deles.

É muito gratificante poder participar dessa transformação que visa um futuro melhor e um mundo mais consciente. Esperamos que, aos poucos, outras empresas tenham a mesma iniciativa e possamos continuar liderando a viabilização e expansão da frota de veículos elétricos pelo país", ressalta  Junior Miranda, CEO da GreenV.

A Unilever tem como objetivo de reduzir 40% de sua emissão de CO² até 2030 e de zerar, até 2039, a pegada de carbono dos produtos, desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda.

Para a Kibon, com a implementação de veículos elétricos em sua frota nos próximos três anos – iniciando com a substituição de 20 veículos a combustão por elétricos já em 2023 – a marca prevê a redução de cerca de 30% de suas emissões de CO².