Primeiro ônibus elétrico 100% nacional terá componentes da ZF

Acordo com a Marcopolo marcou o início do fornecimento para veículos elétricos produzidos no Brasil

ZF - onibus eletricos (1) ZF - onibus eletricos (1)

O primeiro ônibus elétrico integral 100% nacional, com chassis e carroceria desenvolvidos pela Marcopolo, começa a receber componentes produzidos pela ZF. 

Esse acordo marca o início do fornecimento de componentes ZF para ônibus elétricos fabricados no Brasil e é específico para o modelo Attivi Integral, lançado em 2021 com produção iniciada no segundo semestre de 2022.

Entre os produtos fornecidos pela ZF estão o compressor exclusivo para veículos elétricos, E-comp, produzido em Hannover, Alemanha, e os amortecedores Air Spring, produzidos pela unidade industrial da ZF na Argentina. 

A ZF está otimista com a abertura desse novo mercado, inclusive, desenhando um cenário onde cada vez mais prefeituras irão aderir a mobilidade elétrica no transporte público, o que levará a um crescimento da frota de ônibus elétricos.

"Há perspectivas positivas de volume de fornecimento desses produtos, uma vez que algumas prefeituras ao redor do País têm adotado políticas de incentivo à mobilidade sustentável e à redução da emissão de poluentes, o que inclui a exigência ou incentivo à circulação de ônibus elétricos nas cidades", de acordo com Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul. 

No caso de São Paulo (SP), por exemplo, a meta prevista em lei municipal é substituir gradualmente a frota de ônibus convencionais por ônibus elétricos, além das capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.

“A expectativa é que a produção voltada para o novo Attivi Integral supere 100 unidades/ano, o que é um bom resultado, considerando que a frota de ônibus elétricos ainda é pequena no País”, prevê.

Os equipamentos encontram aplicação tanto para ônibus na configuração de piso baixo como para modelos de piso alto. O E-comp da ZF foi desenvolvido exclusivamente para veículos elétricos, enquanto os amortecedores Air Spring também são aplicáveis a veículos movidos à combustão.

O E-comp otimiza o trem de força elétrico, favorecendo a emissão de um ar mais limpo, graças à menor circulação de óleo no sistema. Além disso, desliga automaticamente para economizar energia quando o ar não é necessário. O conjunto é formado por um compressor, motor elétrico e bomba de óleo. 

O compressor de ar elétrico mantém o sistema de freio abastecido com ar comprimido para garantir uma frenagem eficiente e segura. Além disso, é responsável por manter a pressão adequada nos amortecedores pneumáticos. O equipamento também pode ser utilizado para alimentar outros acessórios e dispositivos internos no Attivi Integral, como portas pneumáticas, elevadores para cadeiras de rodas, sistemas de ar-condicionado, sistemas de informação aos passageiros, entre outros acessórios que necessitam de ar comprimido para funcionar.

Os amortecedores Air Spring conseguem ler mecanicamente o tipo de estrada que o veículo está percorrendo e, assim, oferece maior estabilidade e segurança. Eles são aplicados entre o chassi e a cabine e também entre o chassi e os eixos.

O ônibus elétrico Marcopolo Attivi possui configurações diferenciadas e adaptáveis, de acordo com a necessidade individual dos munícipios. Em termos de produção, a expectativa é produzir 1.000 ônibus elétricos no primeiro ano na fábrica de Caixas do Sul (RS), número que pode avançar para até 3.000 veículos por ano (combinando chassis elétrico e ônibus elétrico integral) caso haja demanda.