A MEB+, versão melhorada da plataforma de carros elétricos Modular Electric Building Block MEB, só será lançada em 2025. Descobrimos agora este anúncio em um comunicado de imprensa das comunicações coporatativas da VW.

Recentemente, nos perguntamos se o VW ID.7 já estaria utilizando a plataforma MEB aprimorada. Afinal de contas, o novo sedã elétrico já tem todos os três elementos que a VW listou como vantagens da MEB+ em dezembro passado:

  • potência de carregamento de 175 a 200 kW
  • autonomia de até 700 km
  • e possivelmente também um sistema de bateria modular (porque o número de módulos na bateria maior é ímpar, o que pode possibilitar a adição de um módulo).

Galeria: Volkswagen ID. GTI Concept (2023)

De acordo com o relatório agora descoberto, no entanto, o VW ID.7 é baseado em uma versão mais desenvolvida do MEB, mas que ainda não é a MEB+:

"O Grupo está desenvolvendo continuamente essa plataforma [...] Novos modelos, como o Volkswagen ID.7, com uma autonomia de até 700 quilômetros, comprovam isso. A partir de 2025, a plataforma MEB+ mais desenvolvida será lançada com um aumento adicional na autonomia e na eficiência de cerca de 10%. Ela oferece tempos de aceleração de menos de 5 segundos de 0 a 100 km/h e carregamento rápido de menos de 20 minutos com base na célula unitária do Grupo com tecnologia Cell2Pack." (VW Corporate Communications)

Ainda de acordo com essa declaração, a MEB+ aparentemente deve oferecer mais 10% a mais de autonomia do que o ID.7, que provavelmente seria de cerca de 770 km.

O comunicado à imprensa diz que a MEB+ também trará os novos modelos básicos da VW, Skoda e Cupra para a faixa de 25.000 euros. Esses serão os primeiros veículos a usar a MEB+. Até agora, foi dito que esses modelos seriam baseados em uma versão reduzida do MEB e teriam tração dianteira pela primeira vez.

Um ano antes da MEB+, ou seja, em 2024, será lançada a segunda plataforma elétrica do grupo, a Premium Platform Electric (PPE). A plataforma, desenvolvida em conjunto pela Audi e pela Porsche, é usada, entre outros, para o Audi Q6 e-tron e oferece tecnologia de 800 volts - isso já era conhecido. O que é novo é a especificação de alcance de "mais de 600 quilômetros".

VW ID.7 (2023)

VW ID.7 (2023)

No médio prazo, o grupo quer mudar para a Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP). Com base nisso, mais de 40 milhões de veículos deverão ser construídos em todo o grupo. A VW não especifica uma data para a introdução da SSP, mas, de acordo com rumores, isso foi adiado para o final da década.

Mas mesmo a MEB, que foi lançada em 2020, ainda não está concluída depois que mais de 1,1 milhão de carros elétricos foram construídos. A plataforma também será usada pela Ford no futuro.

Ford Explorer elétrico (2023)

Ford Explorer elétrico (2023)

Além disso, as conversas com a Mahindra estão em estágio avançado. A fabricante indiana quer usar componentes MEB, como a propulsão elétrica e as células unitárias para seus modelos.

Sobre as células de bateria, a Volkswagen escreve: "Avanços decisivos para reduzir os custos da bateria em até 50% em comparação com a primeira geração da MEB são a célula unitária desenvolvida pela PowerCo, a fábrica de células padronizadas e outras inovações, como revestimento a seco e química de células econômica, sem cobalto e níquel".

Carros elétricos no Brasil

Thomas Schäfer, CEO Global da Volkswagen, disse em conversa exclusiva com Motor1.com Brasil durante o Volkswagen Group Night, evento que antecede o Salão de Munique (IAA Mobility 2023), que o hot hatch elétrico será produzido no fim do segundo semestre de 2025. A partir de então, o modelo será enviado para mercados europeus.

Quando questionado sobre o lançamento do ID. GTI no Brasil, o executivo disse que pode acontecer em 2026, um ano, portanto, da estreia da versão atualizada da plataforma MEB.