A Volkswagen montará o Golf totalmente elétrico de próxima geração em sua fábrica em Wolfsburg, Alemanha, até o final desta década, juntamente com outros modelos baseados na Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP), anunciou a montadora alemã.

Um novo SUV elétrico do segmento A - em outras palavras, um carro urbano - também será construído na fábrica de Wolfsburg a partir de 2026, enquanto o chamado sedã Project Trinity, que foi originalmente planejado para a mesma fábrica, foi realocado para a unidade de Zwickau, onde são montados os ID.3, ID.5 e Cupra Born, destinados à Europa.

Galeria: Volkswagen ID. GTI Concept (2023)

As decisões foram tomadas após uma reunião entre o Conselho de Administração do Grupo da marca alemã e o Conselho de Supervisão do grupo controlador, que resultou no plano de alocação de veículos para a marca Volkswagen até 2028 (somente para as fábricas alemãs).

Como parte da reorganização da montagem, os modelos da VW serão agrupados em uma base de plataforma para cada fábrica, na esperança de que isso reduza a complexidade e os custos. Dito isso, a fabricante alemã não forneceu detalhes sobre o SUV do segmento A mencionado acima, que provavelmente será uma versão do ID.1.

Volkswagen ID. GTI concept ao vivo no VW Group Night

Anteriormente, a VW disse que a versão de produção do conceito ID. 2all, que deve se tornar um sucessor elétrico do Polo do segmento B, teria um preço inicial de menos de US$ 27.000, levando à ideia de que o ID.1 menor (nome ainda não confirmado) será ainda mais barato.

Atualmente, a Volkswagen vende o já conhecido carro urbano elétrico VW e-up!, lançado em 2010 na Alemanha, por um preço inicial de US$ 31.800, incluindo IVA, o que torna o próximo carro urbano totalmente elétrico uma alternativa muito mais acessível.

Quanto ao Golf, espera-se que ele seja lançado em 2028 na arquitetura SSP do grupo alemão, a mesma que sustenta o conceito ID. 2all, de acordo com o chefe da marca VW, Thomas Schafer. Com a SSP, o Golf de nona geração deve se beneficiar de uma arquitetura de 800 volts que permitirá que ele carregue em velocidades superiores a 175 kW. A SSP também foi projetada tendo em mente os sistemas avançados de assistência à direção de nível 4.

Em notícias relacionadas, a Reuters informou no início desta semana que o Grupo VW suspenderá a produção do Volkswagen ID.3 e Cupra Born nas fábricas de Zwickau e Dresden, na Alemanha, nas duas primeiras semanas de outubro, porque a demanda não está no mesmo nível da oferta.