O mundo dos hipercarros elétricos dá as boas-vindas a um novo membro. Chama-se GAC Aion Hyper SSR e promete acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos. De acordo com o que foi declarado pela montadora chinesa, ele cumpre a tarefa em impressionante 1,9 segundo. 

O carro, apresentado no Salão de Xangai 2023, começou a ser vendido pouco depois e, agora, os primeiros exemplares estão chegando aos compradores. Mas vamos conhecer melhor este esportivo movido a bateria, que promete desempenho equivalente a um Rimac Nevera, que custa o equivalente a R$ 12 milhões. Nesse caso, o hipercarro chinês é uma pechincha. 

Galeria: GAC Aion Hyper SSR

1.225 cv

A GAC Aion é uma montadora do grupo GAC que se concentra exclusivamente em carros elétricos. A marca produz e vende vários modelos, incluindo, o mais recente da linha, este Hyper SSR (SSR significa Super Sport Race), que nasce sobre uma nova geração de plataforma de 900 volts, com uma eficiência do sistema de 94,5%.

O novo carro GAC está disponível em 2 versões: Hyper SSR e Hyper SSR Ultimate. Eles diferem em alguns detalhes estéticos, equipamentos e acima de tudo desempenho. Ambos equipados com três motores elétricos dispostos um na dianteira e dois na traseira (Tesla Model S estilo Plaid), na versão mais potente o trem de força libera 1.225 cv e 12.000 Nm de torque: o suficiente para atingir uma velocidade máxima de mais de 270 km/h.

  Potência Torque 0-100 Velocidade máxima
Hyper SSR n.a.  n.a. 2,3 210 km/h
Hyper SSR Ultimate 1.225 CV 12.000 Nm 1,9 271 km/h

Preços a partir de R$ 891 mil

Equipado com uma carroceria elegante (toda em fibra de carbono), o carro reflete as proporções de um clássico esportivo térmico de motor central. Ele tem spoiler dianteiro e exaustor traseiro e, entre as peculiaridades, portas que se abrem como um elytra (um pouco como o Lamborghini com motor de 12 cilindros, para se entender). 

À venda – por enquanto só na China – custa 166.350 euros (R$ 891.000) na versão SRR e 218.000 euros (R$ 1.170.000) na versão SSR Ultimate. São números que te deixam pálido, se pensarmos que hoje, para um carro elétrico com desempenho equivalente (seja Lotus com o Evija ou Rimac com o Nevera ou Pininarina com o Battista) é preciso ter em conta nada menos do que 2 milhões de euros. Pelo menos até Elon Musk decidir dar luz verde ao novo Tesla Roadster.