A Autocar informou que o Volkswagen e-Up! e sua versão elétrica e-Up haviam sido descontinuados no Reino Unido. A qualificação "para o Reino Unido" foi lida por muitos meios de comunicação. Agora, a Autocar aparentemente recebeu um esclarecimento da própria VW.

A informação foi confirmada: A produção será encerrada no quarto trimestre. Como sabemos, o último trimestre começou em 1º de outubro e vai até 31 de dezembro. Portanto, não se sabe exatamente quando as linhas de montagem serão interrompidas. Não é mais possível configurar o carro, mas as unidades já produzidas ainda estão à venda:

"A produção do Up e do e-Up na fábrica da Volkswagen em Bratislava será encerrada no quarto trimestre. Portanto, a configuração individual do veículo (nos sites do Reino Unido e da Alemanha) não será mais possível. Os clientes ainda podem entrar em contato com a concessionária Volkswagen local para obter informações sobre veículos pré-configurados que ainda estão em estoque." (Comunicado da VW)

Galeria: Volkswagen e-up! 2020

De fato, o site do e-up agora exibe a informação: "O e-up! Edition não pode mais ser encomendado com equipamentos individuais. No entanto, um número limitado de veículos já produzidos está disponível para você. Basta entrar em contato com o seu parceiro Volkswagen ou encontrar o veículo desejado on-line na busca de carros."

Anteriormente, achavámos que o VW e-Up não seria descontinuado até meados de 2024. Essa data final havia sido divulgada pelo próprio CEO da marca, Thomas Schäfer, em abril. Ele disse à Automobilwoche quando perguntado por quanto tempo a VW continuaria a produzir o e-Up: "Ele será descontinuado em meados de 2024 com as novas regras da UNECE para segurança cibernética. Infelizmente. Caso contrário, teríamos que integrar uma arquitetura eletrônica completamente nova. Isso seria simplesmente muito caro". Aparentemente, a situação mudou agora.

Galeria: Volkswagen e-up! (Uruguai)

O VW e-up! foi lançado há quase exatamente dez anos, em novembro de 2013. A primeira geração tinha um motor de 60 kW no eixo dianteiro. A energia vinha de uma bateria de 16,4 kWh líquidos (18,7 kWh brutos). Isso lhe dava uma autonomia de apenas 130 km - provavelmente ainda de acordo com o antigo padrão NEDC. O carregamento só era possível com corrente alternada monofásica ou com um máximo de 50 kW de corrente contínua.

Em 2020, o modelo recebeu uma boa atualização técnica. Isso incluiu uma bateria significativamente maior com 32,3 kWh (36,8 kWh brutos), que dobrou o alcance para 260 km (agora de acordo com o padrão WLTP). A potência aumentou um pouquinho para 61 kW, e o carregador de bordo agora pode lidar com corrente alternada bifásica, ou seja, 7,2 kW em vez de 3,6 kW. O preço base no início da segunda geração era de 21.975 euros (R$ 118.000), conforme relatamos no Motor1 na época.

No entanto, sempre houve problemas de entrega com essa versão; o carro só podia ser encomendado por um curto período de tempo e depois foi suspenso. E o preço aumentava a cada nova edição. Mais recentemente, o VW e-Up Edition chegou a custar 29.995 euros (R$ 161.000). Os modelos Skoda Citigo e iV e Seat Mii Electric, construídos de forma idêntica, só foram oferecidos por um curto período de tempo por volta de 2020 e rapidamente descontinuados.

Levará alguns anos até que a VW possa oferecer um substituto para o subcompacto elétrico, que tem apenas 3,60 metros de comprimento. Afirma-se que o modelo mais barato é o VW ID.1 por cerca de 20.000 euros, que, no entanto, não deve ser lançado até "antes de 2027". Antes disso, o VW ID.2 deve ser lançado em 2025, mas custará 25.000 euros.

O e-up! chegou a ser cotado para o Brasil e foi o primeiro carro elétrico da Volkswagen a desembarcar na América do Sul, chegando ao vizinho Uruguai em versão única, com preços distintos para consumidor final e empresas.