A JLR inaugurou nesta semana sua primeira estação de recarga para veículos elétricos com o conceito de energia limpa, reutilizando baterias do I-Pace que seriam descartadas e dando uma segunda vida sustentável a elas.

O Rio de Janeiro foi o local escolhido para esta iniciativa, onde o projeto envolve a captação de energia solar utilizando painéis fotovoltaicos já instalados na concessionária Land Rio, primeira concessionária com o conceito Carbono Zero da JLR.

Essa energia é então armazenada em um banco de baterias de Ion-Lítio retiradas de I-Pace’s que já não estavam aptas para serem utilizadas no veículo elétrica, mas ainda oferecem grande potencial de armazenamento de carga.

Galeria: JLR - Eletroposto sustentável RJ

Dentro da estação de recarga criada em parceria com a empresa Energy Source, a energia armazenada em vários módulos se torna capaz de alimentar um carregador de veículo elétrico, utilizando um equipamento de 22 kW da WEG. A gestão dos carregamento fica à cargo da EZ Volt.

Essa iniciativa baseada em energia limpa, utilizando baterias de segunda vida e energia solar de forma controlada e sustentável, é parte do plano estratégico da montadora para redução de emissões em todas as áreas de atuação. 

“Estamos muito felizes em apresentar um conceito totalmente novo e sustentável, dando sequência em nossa estratégia guiada pelos pilares de sustentabilidade e inovação que regem a JLR. As baterias de produtos eletrificados da JLR que seriam descartadas agora vão novamente fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos. Isso nos mostra que com inteligência e trabalho em equipe ainda é possível criar estratégias e alternativas sustentáveis em prol do nosso planeta”, disse João Oliveira - Presidente da JLR América Latina e Caribe.