Elon Musk e a Inteligência Artificial: uma relação sobre a qual ouviremos falar com cada vez mais frequência. O CEO da Tesla, aliás, além de usar essa tecnologia para melhorar a direção autônoma de seus carros elétricos, também criou uma empresa especial, a xAI, que após meses de muito trabalho hoje apresentou os primeiros frutos de muitos esforços.

Musk, como já fez com as versões Plaid do Model X e Model S (cujo nome remete ao filme Spaceballs), voltou a se interessar por referências à ficção científica. A equipe do xAI apresentou Grok, uma nova plataforma de inteligência artificial cujo nome homenageia o romance Stranger in a Strange Land, de Robert Heinlein.

Musk também disse que Grok pretende se tornar uma ferramenta onisciente, capaz de dar todos os tipos de respostas e também dotada de um certo senso de humor (e mesmo aqui, não se pode deixar de entender uma afinidade com o que é contado no romance Guia do Mochileiro Intergaláctico). Mas indo além das citações, vamos ao conteúdo. 

IA multissensorial

A plataforma Grok, de Elon Musk e associados, em primeiro lugar, tem a capacidade de pesquisar e processar conteúdo em tempo real, conectando-se à internet por meio de uma misteriosa plataforma "X" que realiza pesquisas instantaneamente. Este método permite que você sempre tenha resultados atualizados, ao contrário do que acontece com outros softwares atualmente disponíveis.

Além disso, a tecnologia desenvolvida pela xAI tem a capacidade de analisar até 25 mil caracteres de uma só vez. Esse valor é muito maior do que a média e garante resultados mais precisos e mais informações compartilhadas. Grok também é capaz de lidar com várias conversas, graças a um sofisticado sistema de gerenciamento multitarefa. E como se não bastasse, ele também é capaz de trabalhar com imagens e arquivos de áudio, tornando-se assim uma inteligência artificial multissensorial.

.

 

Integração com carros Tesla

Com este produto digital, Elon Musk também está trabalhando em uma maior integração entre as empresas que lidera. O sistema Grok, por exemplo, estará disponível em prévia para assinantes do X Premium+, serviço pago da famosa plataforma social antes conhecida como Twitter. Além disso, o desejo de Elon Musk seria rodar o software nativamente em seus carros elétricos, de modo a expandir muito as capacidades de processamento dos carros, tanto em termos de informação e entretenimento quanto em direção autônoma.

Embora ainda em fase inicial de desenvolvimento (só está funcionando há 2 meses), o software foi colocado à prova durante as finais nacionais de matemática reservadas aos alunos do ensino médio húngaro e obteve uma nota positiva, demonstrando sua capacidade de saber se mover em um contexto prático.

Galeria: Novo Tesla Model 3