A PowerCo, empresa de baterias do Grupo Volkswagen, e a QuantumScape (NYSE: QS) anunciaram uma parceria para industrializar a tecnologia de baterias de estado sólido de lítio-metal de próxima geração da QuantumScape. O acordo prevê a concessão de licença para produção em massa de células de bateria baseadas na tecnologia da QuantumScape pela PowerCo, desde que haja progresso técnico satisfatório e o pagamento de royalties.
Esta licença não exclusiva permitirá que a PowerCo fabrique até 40 gigawatt-horas (GWh) por ano usando a tecnologia da QuantumScape, com a opção de expansão para até 80 GWh anuais. Essa capacidade é suficiente para equipar cerca de um milhão de veículos elétricos por ano.
As empresas acreditam que essa colaboração seja a maneira mais rápida de alcançar a produção em grande escala de baterias de estado sólido, atendendo à crescente demanda global por baterias melhores para veículos elétricos. Vale ressaltar que este acordo substitui uma joint venture anterior entre o Grupo Volkswagen e a QuantumScape para a coprodução de baterias.
A parceria une as melhores capacidades de cada empresa: a tecnologia de ponta da QuantumScape e a capacidade global de industrialização e produção da PowerCo. Para acelerar o processo, será criada uma força-tarefa conjunta composta por especialistas de ambas as empresas.
A tecnologia da QuantumScape baseia-se em um separador cerâmico de estado sólido proprietário, que permite o uso de um ânodo de lítio metálico puro. Essa inovação possibilita alcançar excepcional densidade de energia e potência, carregamento rápido e alto nível de segurança. O objetivo é desenvolver um produto que possa ser integrado em larga escala a uma linha de veículos elétricos do Grupo Volkswagen.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos